Foto: Joe de Sousa/Unsplash

Por Anna Paula Buchalla e Carolina Andraus

Em ritmo de pandemia, o mundo passou a girar em outra frequência – um pouco mais lento, um tanto mais introspectivo. Ainda não voltou ao normal. Mas com a flexibilização das medidas de restrição, e a possibilidade dar os primeiros passos nesta nova realidade, um destino tem sido unânime, os spas para cuidar do corpo e da mente.

Há um motivo: eles oferecem programas que atacam as três principais queixas da quarentena (no quesito corpo e mente, pelo menos): muitos ganharam peso, outros estresse e ansiedade, e há os que querem dar um boost na imunidade para enfrentar a nova realidade.

Com programas focados nessa tríade, Bazaar elegeu três destinos imperdíveis para quem quer se cuidar, fortalecer o sistema imunológico e fazer um reset dos hábitos adquiridos nos últimos meses.

São alternativas possíveis e que foram reabertas com todos os cuidados que o momento exige – distanciamento, número de hóspedes reduzido e limpeza redobrada, o que inclui esterilização dos quartos.

Funcionários são periodicamente testados contra a Covid-19 e a cartilha segue um estrito protocolo de funcionamento para que os momentos restaurativos sejam feitos com a segurança necessária.

Programa corpo & mente Icare, do hotel Toriba

Foto: Reprodução/Instagram/@hoteltoriba

Em Campos do Jordão, o Hotel Toriba se traduz em perfeito escape na natureza, com trilhas onde se pode explorar momentos ao ar livre com toda a segurança do completo isolamento. O programa de resgate da saúde e bem-estar, por meio de vivências e práticas em contato com o verde exuberante da Serra da Mantiqueira, é preparado pelos médicos Luiz Fernando Sella e Daniela Kanno, do Instituto Assaly, pioneiros em Medicina do Estilo de Vida no Brasil e certificados pelo International Board of Lifestyle Medicine.

Workshops de vida saudável, coaching, alimentação plant based, práticas de mindfulness, massagens e terapias corporais no spa L’Occitane e muita atividade física completam a experiência de wellness que dura uma semana.

Lugar ideal para repensar hábitos e crenças, cercado do clima de montanha onde natureza, sol e ar puro são acompanhados de vistas lindas, gastronomia plant-based saudável e detox para aqueles que buscam voltar à forma após meses de home office.

Em cada programação, algumas surpresas. Na última edição do programa, os hóspedes puderam contar com a culinária estrelada do chef Daniel Biron, especialista em culinária vegetal e sem glúten, formado pelo Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts em Nova York.

Lá, ele trabalhou para os restaurantes Candle Cafe, Candle 79 e Rouge Tomate; em Paris, foi chef do bistrô Gentle Gourmet Cafe, e em Copenhagen teve passagem pelo Noma. Luxo saudável! A próxima edição do Toriba Corpo&Mente acontecerá de 22 a 27 de novembro.

Rituaali clínica & spa

Foto: Reprodução/Instagram/@orituaali

Localizado na Serra da Mantiqueira, entre Rio e São Paulo, destacamos este spa que tem em sua essência principal trazer, de forma deliciosa e surpreendente, a chamada alimentação viva para seus hóspedes. E, com isso, fazer uma quebra de paradigma em que uma alimentação 100% vegetal e com uso de brotos, castanhas e sementes acaba sendo muito prazerosa.

Construído em meio a um vale cercado por florestas, onde se escuta uma sinfonia de pássaros e tucanos são visitantes frequentes, o Rituaali preza por uma experiência delicada, caminhadas matinais ao ar livre, equipe médica e de enfermagem com uma visão muito humanizada e sensível. Delicie-se nas massagens e tratamentos com óleos e sais da francesa Caudalie, e participe de workshops onde pode-se aprender alguns dos segredinhos de beleza como a máscara facial de dolomita.

Cada dia da semana, após o jantar, são oferecidas diferentes experiências como música ao vivo, sessões de cinema e, à beira do lago, ao redor de uma grande fogueira, acontecem conversas, trocas de experiências e um ritual de gratidão sob um céu estrelado.

Kur Hotel

Foto: Reprodução/Instagram/@kurotel_

É considerado um oásis de saúde e bem-estar e foi eleito por cinco anos consecutivos como o “Melhor Centro Médico das Américas”, pelo Luxury World Spa Award. Localizado próximo à cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o spa e clínica possui um renomado centro médico e de wellness, tem em sua estrutura toda uma equipe médica preparada para fazer não apenas um planejamento de alguns dias de cuidados com a saúde, mas também para oferecer check-ups completos com o apoio de profissionais das principais áreas médicas.

Prepare-se para escolher entre opções que vão de programas de melhora da imunidade à detox de estresse. Ainda mais procurado após o início da pandemia, também tem programas com foco em longevidade, emagrecimento ou fitness.

Além disso, o Kur oferece um teste genético que visa a reforçar as medidas preventivas de doenças hereditárias e terapias para o sono – mais do que importantíssimo quando o assunto é aumento da imunidade.

O spa traz também uma gama de tratamentos dermatológicos, fazendo da estadia um momento de recuperar não apenas a saúde, mas também de cuidado com a pele e a beleza. A experiência, que transita entre médica e de bem-estar, busca ainda transformar hábitos e estimular um estilo de vida mais saudável, longevo e sustentável, os pilares da filosofia do Kur.