Anote as dicas e volte a caber no seu jeans favorito! - Foto: reprodução / Harper´s Bazaar
Anote as dicas e volte a caber no seu jeans favorito! – Foto: reprodução / Harper´s Bazaar

Na manhã seguinte de uma grande farra, seja na forma de jantar ou bebidas abundantes,  é muito provável que você acorde mais inchada do que de costume. Na hora de colocar aqueles seu jeans favorito você percebe que está mais difícil do que o habitual. Mas não se preocupe, você muito provavelmente não ganhou peso da noite pro dia, apenas está sofrendo de retenção de líquidos.

Este tipo de retenção esporádica (muito comum nas mulheres, também devido à causas hormonais ou problemas relacionados aos rins. Lembrando que é necessário consultar um médico para resolvê-lo) está ligada ao aumento de sal na dieta, estilo de vida sedentário, ou ingestão de álcool. Se o seu corpo registra níveis mais elevados de sal, ele vai tentar compensar, armazenando mais água. Se você ficar desidratado, também. Isto é, o corpo retém fluido quando há um desequilíbrio. Os pontos do corpo que mais sofrem e apresentam sintomas? As extremidades. Elas armazenam água entre vasos sanguíneos.

No processo de retenção de líquidos você pode inchar em até 2 quilos a mais, o que aparece ou desaparece quando o rim, que é o organismo que gere funções relacionadas com a água que seu corpo precisa, decide se precisa de mais ou menos líquido para obter um equilíbrio natural em seu corpo.

Ainda assim, há certas coisas que vão te ajudar a se manter fora  dessas situações desconfortáveis:

– Exercícios: suor e movimento eliminam o excesso de líquidos.

– Água: embora pareça não fazer sentido, a água é uma das maneiras mais eficazes de acabar com a retenção. Aumente o consumo nesses momentos e inclua na  sua dieta frutas e legumes.

– Fibra: um sistema digestivo funcionando adequadamente é sinônimo de equilíbrio, e equilíbrio é o que você precisa quando sofre de retenção. Além disso, no seu percurso através do intestino, a fibra é capaz de absorver uma grande quantidade de água.

– Potássio: o potássio ajuda a manter o equilíbrio de muitas funções corporais, incluindo pressão arterial e retenção de líquidos. Alimentos como banana, mamão ou abóbora irão ajudá-la a se livrar do peso “extra”.