Bochechas, pescoço e nariz afilados são só alguns dos benefícios da técnica - Foto: Harper´s Bazaar / Reprodução
Bochechas, pescoço e nariz afilados são só alguns dos benefícios da técnica – Foto: Harper´s Bazaar / Reprodução

Por Camilla Bello

Faça o teste: visite o Google e digite “contouring“. Sim, você leu certo: 16,5 milhões de resultados. Destes, 1,01 milhões são vídeos. Repita o teste, mas mude o termo para “contouring + Kim Kardashian“. No buscador brasileiro, aparecem cerca de 847 mil resultados. Agora digite “contouring + Kevyn Aucoin“. Apenas 184 mil links… Isso é chamado de injustiça poética.

O norte-americano Kevyn Aucoin, (1962-2002), foi o primeiro maquiador a se destacar globalmente nesta técnica. Amigo das estrelas dos anos 80 e 90 e autor de vários livros sobre maquiagem lançou, em 1999, o livro Making Faces, dedicado a ensinar o passo-a-passo da arte de se maquiar, adaptado para todas as habilidades, especialistas ou iniciantes.

Kim Kardashian é adepta da técnica - Foto: reprodução
Kim Kardashian é adepta da técnica – Foto: reprodução

Hoje, treze anos após sua morte, sua influência ainda está muito viva e se disseminado cada dia mais, principalmente pelos youtubers. Em suas próprias palavras: “o rosto tem áreas salientes e áreas de recesso. Se você souber brincar com duas bases, uma muito mais clara e uma mais escura do que o tom de sua própria pele, você pode obter resultados surpreendentes. Nariz afinalado, sobrancelha levantada, ossos da face proeminentes. É claro que você precisa colocá-las no lugar certo e misturar bem. ”

A maquiagem da Kevyn Aucoin vem com as tonalidades necessárias para a técnica e com um passo a passo - Foto: reprodução
A maquiagem da Kevyn Aucoin vem com as tonalidades necessárias para a técnica e com um passo a passo – Foto: reprodução

Após sua morte, sua família criou a marca Kevyn Aucoin de maquiagem que, entre tantos outros, têm produtos desenvolvidos para tornar a arte do contorno mais fácil, de modo que você consiga repetir em casa, como se fosse uma especialista. E, acredite, funciona como um photoshop da vida real. Neutralizando alguns pontos e realçando e melhorando outros. Em seguida, outras marcas pegaram carona no sucesso e criaram suas próprias versões do produto, geralmente encontrado em pó ou em bastão, e no formato de paleta.

Pontos de luz e sombra Para fazer em casa! - Foto: reprodução
Pontos de luz e sombra Para fazer em casa! – Foto: reprodução

Kim Kardashian trouxe a técnica à tona, ao sempre aparecer com uma maquiagem carregada, mas com contornos bem definidos e uma pele perfeita. O jogo de luz e sombras foi sabiamente aproveitado pela socialite, que, desde sempre, se declarou fã do contorno. Quer saber como fazer igual? Tendo em mãos os produtos adequados, basta espalha-los no rosto como mostra a imagem acima. O produto mais claro funciona como um iluminador, ele irá projetar as partes do rosto em que for aplicado. Já o tom mais escuro fará sombra, garantindo, por exemplo, aquele efeito imediato de lifting nas bochechas.

Mario Dedivanovic, maquiador Kim, garante: “O truque está em esfumar tudo. Não pode deixar nenhuma marca aparecendo.” Parece difícil? Quanto mais você praticar, mais fácil acaba sendo!

Leia também: Bazaar revela o segredo do bocão de Kylie Jenner

Tratamento feito com placenta de ovelha conquista Kim Kardashian e outras celebs