Faça seu próprio suco detox – Foto: Divulgação

O verão está batendo à porta e, com ele, vem o apetite por pratos e bebidas refrescantes. Aliados ao frescor que a estação pede, os sucos funcionais se tornam grandes apostas para quem quer explorar as possibilidades do paladar e, ao mesmo tempo, consumir uma variedade de nutrientes. Receitas que levam ingredientes in natura e orgânicos trazem benefícios para o corpo que vão muito além do tão falado efeito detox.

“O suco se torna uma ótima opção no verão, pois é uma forma refrescante de oferecer ao organismo compostos bioativos importantes para as funções intestinais, renais e energéticas”, recomenda a nutricionista Isabela Zago, da Clínica Corporeum, de Brasília. “Os sucos com misturas de frutas, verduras, raízes e ervas têm funções que vão além da eliminação de toxinas, que ocorre pela própria água dos alimentos. Quanto maior a hidratação, mais toxinas são eliminadas pela urina.”

Outras vantagens são as enzimas digestivas presentes em algumas frutas, assim como as propriedades vasodilatadoras e a ação antioxidante das vitaminas D, C e A, e de minerais como ferro e magnésio. Mesmo com essa chuva de benefícios, é importante lembrar que os sucos funcionais não substituem refeições. Por isso, a recomendação da nutricionista é que o consumo diário deles não passe de um copo.

Dado o alerta, Isabela Zago traz quatro receitas de sucos que certamente cairão muito bem nesta temporada de calor como opção de lanche entre as refeições principais ou momentos específicos do dia, como o preparo pré-treino.

Em todas as receitas, a dica é bater os ingredientes no liquidificador com água e bastante gelo. Outra recomendação é não coar a mistura, já que as fibras dos alimentos são benéficas para o intestino. Depois de pronto, o ideal é consumir o suco o quanto antes, para evitar a perda de nutrientes. Bom apetite!

Receita 1: suco pós-refeição

1/2 beterraba;
1 pedaço de gengibre;
1/4 de abacaxi;
1/2 de maracujá.

Receita 2: suco “cura ressaca” (detox, diurético e hidratante)

1 folha de couve;
1/2 maçã-verde;
Suco de 1 limão;
1 ramo pequeno de hortelã;
1 fatia de abacaxi;
1 pedaço de gengibre descascado;
Água de 1 coco.

Receita 3: suco refrescante

1 maracujá;
1 cenoura pequena;
1 pedaço de gengibre;
1 pedaço de manga.

Receita 4: suco rosa (boa opção pré-treino)

1 beterraba pequena;
1 pedaço grande de gengibre;
1 fatia grande de abacaxi;
1/2 cenoura;
1 punhado de morango congelado;
1 colher de sobremesa de canela.