Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Unhas artificiais são sempre ótimos recursos para quem não tem paciência de deixá-las crescerem naturalmente, mas quer estar com aquela mão perfeita para um evento, seja um casamento ou uma festa especial. Entre as duas opções mais populares do mercada, as acrílicas e as em gel, os efeitos são semelhantes, mas há diferenças entre elas.

“A unha acrílica é feita a partir da mistura de acrilato líquido e em pó, que é aplicada sobre a unha natural até alcançar o formato desejado, secando então com um ventilador apropriado, sem necessidade de luz. Já a na unha em gel, um gel colorido é aplicado sobre as unhas e necessita de luz UV para secar”, explica a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo.

Para os dois casos, a recomendação é usar apenas em ocasiões especiais, já que o uso ininterrupto pode causar enfraquecimento das unhas.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

No caso da acrílica, algumas mulheres podem sentir o leito da unha dolorido com aplicação. “Unhas acrílicas são bem fortes, mas não são flexíveis e eventualmente podem criar condições para instalação de fungos e bactérias”, alerta a expert. E outro ponto para ficar atento: se removida incorretamente, ela pode retirar camadas da unha natural.

A unha em gel tem uma aparência mais natural do que a acrílica, e apresenta alguma flexibilidade. São mais fortes do que a unha natural, mas não tão rígidas como as unhas de acrílico. Para removê-la, porém, é preciso envolver as unhas em algodão com acetona por 30 minutos, o que pode ressecar a pele.

“Antes de fazer as unhas em gel, passe filtro solar com FPS 30 ou maior nas mãos, para prevenir o envelhecimento prematuro pela radiação ultravioleta usada para secar o gel. Ou use luva opaca com as unhas expostas”, ensina Ana Lúcia.

Leia mais:
Batalha de estilo: millennials x vovós fashionistas
Veja celebridades que, assim como Anitta, já usaram cabelo verde
Uma unha de cada cor: 10 formas de apostar na nail art que está bombando