Quem ama maquiagem e costuma pesquisar o assunto conhece o nome Vic Ceridono. Referência no mercado, a jornalista fundou em 2007 o Dia de Beauté, um dos primeiros blogs de beleza do Brasil, e, desde então, influencia milhares de pessoas no universo digital, compartilhando suas dicas descomplicadas, seu estilo clássico e vasto conhecimento.
Depois de atiçar os seus seguidores com uma novidade, nesta quinta-feira (03.08), Vic finalmente apresenta sua nova aventura: a Vic Beauté, marca de maquiagem assinada pela criadora de conteúdo.
“A praticidade tem muito a ver com o que sempre falei. Por isso, a ideia é fazer produtos que quem ama maquiagem vai gostar, mas também para quem não tem muita intimidade com o assunto ou que não necessariamente gosta de make, mas quer algo para dar um up e vai encontrar ali”, conta a fundadora, que trabalhou por quatro anos na marca antes de apresentá-la ao público. “Não me juntei a nenhuma marca, levantei investimento, montei equipe e comecei tudo do zero – as embalagens, as cores, as fórmulas, foi tudo trabalho de formiguinha.”
O primeiro drop – sim, Vic já prometeu novos produtos ainda este ano! – tem dois produtos: o Stick Tudo, bastão com textura cremosa que, como o nome diz, pode ser usado nos olhos, lábios e rosto; e o Batom Facinho, balm labial que também pode ser usado nas bochechas. Os dois produtos são veganos, livres de fragrâncias e produzidos no Brasil.
Para Vic, a marca vai além do que os produtos em si entregam e carrega todo um DNA e filosofia em todo o seu contexto, começando pela embalagem. “[Para o Stick Tudo] Queria um diâmetro específico, que as pessoas não olhassem e associassem a alguma função específica. Quem já sabe maquiar, olha os produtos com uma certa liberdade, mas quem não domina olha um batom e pensa em boca e assim por diante. Então, queria um formato e tamanho de embalagem que não fosse atrelado a nada no inconsciente da pessoa”, explica Ceridono, que também se preocupou em criar uma pigmentação na medida, que evitasse erros.
O bastão cremoso chega ao mercado em cinco cores: Saúde (rosa), Corada (coral), Amando (rosa arroxeado), Quentinho (marrom quente) e Mistério (marrom profundo). Com uma pigmentação incrível, o Stick Tudo é fácil de esfumar, aceita camadas e tem uma excelente durabilidade – além disso, é possível criar mix incríveis entre as cores e obter mais resultados.
Apesar de optar por chegar ao mercado com produtos cremosos, a Vic Beauté se preocupou em como as novidades interagiam com outros cosméticos, por isso, produtos em pó são excelentes complementos aos bastões. “Gosto de, por exemplo, usar o Stick Tudo, selar com um blush em pó e passar mais um pouco por cima para devolver aquele viço bonito”, indica a especialista.
Já o balm labial conta com quatro opções: Água (transparente), Bellini (rosa claro), Negroni (coral) e Porto (vinho). “Criei o Bellini para mim. É a cor dos meus sonhos e é muito difícil achá-la. Queria um tom mais claro, mas que não ficasse lavado”, conta Vic sobre um dos benefícios de participar de todo o processo de criação dos seus produtos.
Outro objetivo de Vic Ceridono é que os dois lançamentos possam ser usados juntos com facilidade. Para ela, eles se complementam bem ao longo do dia, já que o Batom Facinho é uma excelente opção para se ter na bolsa e retocar a maquiagem ao longo do dia – reforçando visuais criados com o Stick Tudo. “Quando estou com uma bolsa pequena, levo o Bellini para boca e o Negroni para retocar o blush”, indica.
As novidades chegam ao e-commerce próprio da marca no dia 9 de agosto. O Stick Tudo custa R$ 149 e o Batom Facinho, que em breve ganha refil, custa R$ 99.
A decisão de criar
O desejo de ter sua própria marca veio de repente, anos depois de Vic Ceridono já ser uma referência no mercado. “É engraçado, porque por muito tempo, não tive vontade de ter minha própria marca. Amo produto, amo maquiagem e amo marcas, sempre tive relação com várias e dificuldade quando me perguntavam qual era minha favorita – o que é impossível responder. Tinha vontade de ter uma multimarcas e tive a experiência de criar produtos com outras marcas, então esse desejo foi novidade”, lembra.
Para a jornalista, toda a energia envolvida em criar parcerias que geram edições limitadas acaba em frustração quando os produtos têm vida curta no mercado – o que, na realidade, indica seu sucesso, já que o número limitado criado é rapidamente vendido. É o que aconteceu com o famoso batom vermelho criado em parceria com a MAC Cosmetics. Segundo Vic, até hoje, cinco anos depois do lançamento, ela ainda recebe mensagens de pessoas pedindo que a cor volte às prateleiras. E, para a felicidade de seus seguidores, a jornalista anuncia: sim, há um batom vermelho no futuro da Vic Beauté.
Com o desejo de criar algo mais duradouro, o conceito da Vic Beauté nasceu pronto na cabeça de sua criadora – o processo mais demorado foi levantar investidores, encontrar fornecedores, criar as cores exatas que Vic sonhava e materializar seu sonho, tudo isso enquanto acontecia uma pandemia e com a jornalista se dividindo entre Brasil e Inglaterra, onde mora.
Para ela, um nome que agradasse tanto especialistas quanto novatos era o maior gap do mercado. “A maioria das marcas de maquiagem fala com pessoas que amam o assunto, então vejo um espaço muito interessante, que queria explorar, mas também queria criar algo que agradasse todos os tipos de conhecimento”, explica.
A maquiagem ideal
Além de indicar makes monocromáticos, ou seja, usar um dos sticks para criar todo o visual, Vic Ceridono monta uma maquiagem incrível para facilitar o dia a dia. A jornalista indica que o make seja iniciado com a hidratação dos lábios, por isso, o primeiro produto a ser usado é lip balm no tom Água. Na pele, ela indica o stick no tom Corada ou Amando como blush e o Mistério para fazer o contorno.
Nos olhos, Vic ama a possibilidade de misturas, como passar o Saúde pela manhã e dar uma reforçada com o Quentinho ao longo do dia. “Gosto de pegar o Mistério com um pincel fininho e fazer como se fosse um delineado. Ele não fica tão pigmentado como um lápis ou um delineador, mas dá aquele fundinho de cor lindo. Também gosto de passar ele rente aos cílios inferiores, para criar um visual mais borradinho”, ensina.
Para os lábios, ela acredita que o Negroni seja o tom mais universal, mas reforça que o Bellini é o seu queridinho. “Lembrando que você não precisa ter todos os produtos para fazer um make bacana”, lembra Vic Ceridono, que incentiva conhecer seus preferidos e criar suas próprias misturas. Bem-vinda ao mundo, Vic Beauté!