Foto: Free Images
Foto: Free Images

Vitaminas são essenciais quando o assunto é saúde e beleza. Tracy Piper, do The Piper Center, em Nova York – local especializado em bem estar interior –, deu dicas à Bazaar UK para que você encontre o nutriente ideal para cada situação. Confira!

CABELO, PELE E UNHA
Tracy diz: “Quando você está com deficiência em certas vitaminas e minerais, o seu cabelo não tem o brilho ou o movimento perfeito. Nesse caso, um bom multivitamínico com ativos de Complexo B é a melhor opção. Esse tipo de nutriente faz cabelo, pele e unhas crescerem sem esforço”

Vitaminas para se tomar:
Biotina: a primeira vitamina B para o crescimento do cabelo
Zinco: quando estamos deficiente nesse mineral, nosso cabelo perde a cor e começa a se tornar cinza.
Vitamina D: abre folículos para melhor crescimento do cabelo.
Vitamina E: dá ao cabelo brilho e movimento ao mesmo tempo que estimula o crescimento do mesmo.
Vitamina B ou vitamina PP: aumenta a circulação, permitindo assim o crescimento do cabelo.
Magnésio: deixa o cabelo mais forte.
Ferro: estimula o crescimento do cabelo.

Ervas: urtiga, cavalinha, babosa, sarandi (rico em vitamina C), manjericão (melhora a circulação e fortalece o cabelo, evitando quebras), raiz de bardana (reforça o couro cabeludo e é anti-inflamatório), fo-ti, he shou wu, gergelim torrado, dong quai e raiz de peônia branca.

2.Energia

Tracy diz: “A energia que vem de dentro é melhor do que aquela proveniente de subterfúgios externos. Use estas vitaminas e ervas para uma energia sustentável.”
Vitaminas para tomar: Ativo B12, Vitamina B9 e Coenzima Q10.
Ervas para tomar: Raiz de ouro, astragalus, alcaçuz e maca.

3.Memória
Tracy diz: “Cada dia que passa aumentamos o nosso depósito de memórias. Para que elas não se percam, vitaminas também podem ajudar.”
Vitaminas para tomar: Fosfatidilserina, ômega-3, vitamina A, tirosina e carnitina (queima gordura).
Ervas para tomar: Ginkgo biloba, gotu kola (Centela) e Bacopa.

4.Sono
Tracy diz:
“Algumas horas de sono profundo e reparador são melhores que oito horas de sono agitado. Certas deficiências de vitaminas e minerais podem ajudar a interromper uma noite tranquila.”
Vitaminas para se tomar: Melatonina, magnésio, vitamina B3, vitamina D, triptófano e GABA (ajuda com a ansiedade).
Ervas para se tomar: Valeriana, passiflora, kava, magnólia e camomila

5. Dieta e sistema imunológico
Tracy diz:
“Quando se trata de nossa dieta, não basta apenas ficar de olho com o que se come, mas também no que realmente está sendo absorvido e eliminado.
Vitaminas para se tomar: vitamina B1, vitamina B3, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina A, vitamina D, ferro, selênio e zinco.
Ervas para se tomar: Dente de leão e legumes.