Você sabe o que é “blooming”? Experiência sensorial irá conquistar os amantes do banho premium – Foto: Getty Images

Impulsionado pela busca por bem-estar, relaxamento e prazer no cotidiano, o momento do banho se transformou em um verdadeiro ritual sensorial. Nesse contexto, a fragrância, que antes era apenas um detalhe, ganha protagonismo, especialmente com a ascensão do chamado efeito “blooming”, quando o aroma do produto se intensifica com a espuma e permanece no ar mesmo após o enxágue, criando uma explosão olfativa que se revela no vapor do banho e prolonga o bem-estar muito além do momento de uso.

Nos últimos meses, o banho premium tem se consolidado como um dos principais rituais de autocuidado dos brasileiros. Mais do que higiene, é visto como pausa, relaxamento e reconexão. Segundo a Kantar, 71% dos brasileiros afirmam que o banho é o principal momento de relaxamento do dia, um dado que reforça a importância cultural do hábito. Esse comportamento se reflete também no mercado: o segmento de produtos para banho no Brasil movimentou R$ 13,7 bilhões em 2024, com crescimento de 4,3% ao ano e projeção de expansão de 43% até 2029, segundo a Euromonitor.

Essa tendência, antes limitada à perfumaria tradicional, agora se consolida também no universo do haircare, com marcas que entendem o valor do olfativo como diferencial competitivo. É o caso de Eudora Siàge, que lança a linha Nutri Acid. Complex, com fragrância assinada pelo renomado perfumista da IFF, Rafael Marano, que se debruçou sobre a identidade da marca para construir uma assinatura olfativa inédita, sofisticada e de alta performance.

“Fragrância e formulação precisam andar lado a lado. Aqui falamos de entrega técnica, mas também de impacto emocional. A consumidora brasileira valoriza a performance, mas também busca sofisticação em cada detalhe, e foi isso que norteou essa criação”, explica Cesar Veiga, expert de Fragrâncias do grupo Boticário.

O encantamento, inclusive, começa antes mesmo do uso. Segundo a especialista em Fragrância responsável pelo Núcleo de Inteligência Olfativa de Eudora Siàge, Andreia Sanfelice, o primeiro contato com o produto é decisivo: “A fragrância precisa criar encantamento imediato. Ao abrir a embalagem, a consumidora já deve perceber a promessa do que ela vai sentir no uso. É esse impacto inicial que fideliza”. Além disso, cada item da rotina de cuidados tem uma função sensorial específica: “O shampoo deve transmitir frescor e limpeza com uma explosão olfativa. Já o condicionador e a máscara precisam comunicar nutrição e cuidado profundo. A fragrância traduz, de forma sensorial, a performance de cada produto”, completa Sanfelice.

A estratégia conversa diretamente com o comportamento da consumidora nacional. Segundo pesquisa startup Opinion Box (2021), mais de 50% das brasileiras consideram a fragrância um fator determinante na escolha de produtos de higiene e beleza, superando até aspectos como: textura, embalagem ou preço. É uma demanda por sensorialidade e sofisticação que desafia as marcas a irem além do funcional.

Esse desejo por sensorialidade tem nome no mercado: “premiumização silenciosa”, uma tendência em que consumidores buscam ingredientes nobres e experiências sensoriais elevadas, mesmo em categorias do dia a dia, como shampoos e sabonetes. E o movimento é global: segundo a Fortune Business Insights (2023), o mercado de produtos para banho deve crescer 5,47 % até 2030.

E a experiência vai além do chuveiro. “Sentir a fragrância no cabelo seco é essencial. Reforça a sensação de limpeza, nutrição e cuidado contínuo. Ao longo do dia, esse perfume se torna uma lembrança do autocuidado”, finaliza Andreia Sanfelice.