Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Acupuntura para emagrecer, reduzir a ansiedade e tratar dores das mais diversas não é exatamente uma novidade. Mas, para muito além das tradicionais agulhas da milenar medicina chinesa, entram em cena cristais, sementes (de vaccaria e mostarda) e esferas de ouro e de prata com os mesmos efeitos.

Colocados em pontos estratégicos da orelha, eles liberam o fluxo de energia que circula para todos os órgãos. Isso baseado na teoria de que a auriculoterapia, assim como a reflexologia, trabalha em pontos reflexos do organismo. A orelha funcionaria como um microssistema que produz efeitos em todo o corpo – são cerca de 100 pontos auriculares definidos, sobre os quais é feita uma compressão contínua, que, acredita-se, ajuda a aliviar uma série de sintomas físicos, mentais e emocionais.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Já há empresas especializadas em wellness que produzem microesferas de ouro 24 quilates, prata de lei e cristais adesivadas e as vendem em pacotes prontos para serem aplicados pelo próprio usuário, ou seja, não haveria a necessidade de eles serem colocados em clínicas (como é o caso das agulhas, por exemplo, que requerem ajuda profissional).

A Vie Healing, baseada em Beverly Hills, comercializa, por exemplo, pacotes customizados com os temas: calma, felicidade, detox e dor. Penélope Cruz e Kate Moss são algumas das fãs declaradas da técnica. O summit da Goop, marca de bem-estar da atriz Gwyneth Paltrow, realizado em Nova York, no ano passado, levou especialistas de uma clínica de acupuntura em Manhattan para aplicar cristais em três pontos auriculares para acalmar a mente, equilibrar o sistema nervoso e ajudar a manter o foco.

Segundo a naturóloga Mariana Alves Correa, do Templo do Ser, em Ilhabela (SP), a energia que sai dos cristais é uma composição dos elementos da natureza e de raios vibracionais, que, absorvidos pelo corpo, desbloqueiam e alinham os chakras, os sete centros de energia.

Na auriculoterapia, as esferas, sementes e cristais podem ficar posicionadas por até cinco dias. Entre as indicações para o seu uso como tratamento estão principalmente problemas na coluna, dores agudas e crônicas, ansiedade e depressão, distúrbios digestivos, como náuseas e vômitos, incluindo os decorrentes da quimioterapia, vícios diversos, especialmente o tabagismo, compulsão alimentar, alergias, como a rinite alérgica, e também como terapia para melhorar a qualidade do sono.

“A energia vital, que é conhecida na medicina chinesa como Qi, flui no nosso corpo através dos chamados meridianos da acupuntura e está presente em todos os órgãos do nosso corpo”, explica Mariana, expert do segmento de wellness. “O mecanismo de ação da acupuntura comprova-se pela sua participação no sistema nervoso central e periférico com a liberação de substâncias, hormônios e também pela liberação de neurotransmissores, desencadeando respostas às mais diferentes patologias”, diz.

Mais recentemente, a técnica tem sido bastante procurada por quem quer perder uns quilinhos extras. Há basicamente três formas pelas quais a acupuntura ajuda a perder peso. A primeira delas se deve ao fato de que a técnica ajuda a equilibrar os hormônios. Com isso, aumentam os níveis de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar, o que evita os ataques de ansiedade e fome. A técnica ainda estabiliza os hormônios associados ao ganho de peso, como a leptina, que dá a sensação de saciedade, e a insulina, que regula os níveis de açúcar no sangue. Além disso, ao reduzir o estresse, a acupuntura controla o cortisol, hormônio que vai às alturas quando estamos nervosos, e afeta o peso de diversas formas, sejam elas físicas ou emocionais. E, por fim, a técnica chinesa melhora a digestão.

Segundo os princípios da medicina oriental, a falta de sintonia entre os órgãos da região abdominal leva a cansaço, redução do metabolismo, retenção de líquidos e sensação de má digestão, além, claro, de promover a compulsão por comida. Equilibrar o metabolismo e reduzir a ansiedade é sinônimo ainda de melhora na forma como o corpo elimina as toxinas. Mais um motivo para virar adepta? Como se fossem pequenos piercings, as pedrinhas de cristais e as esferas douradas ou prateadas dão um toque chic & fun ao visual.