Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

por Anna Paula Buchalla

De tempos em tempos, uma nova fórmula milagrosa surge no mundo das dietas – você não se esqueceu do óleo de coco, não é mesmo? O milagre da vez atende pelo nome de yacon, espécie de batata doce cujo consumo é uma tradição milenar nos Andes peruanos. Mas o que essa iguaria sul-americana teria de tão especial para cair nas graças de médicos e nutricionistas? Descobriu-se, recentemente, que o xarope, feito a partir de sua raiz e usado como adoçante natural, tem aquela combinação mágica: é pobre em calorias e rico em fibras, o que melhora o funcionamento intestinal. Resumindo: ajuda a emagrecer.

Natural que o xarope conquistasse os adeptos da boa forma, ou de quem quer alcançá-la. Faltava, entretanto, que a fórmula ganhasse os holofotes. Batata! Conseguiu com a ajuda do médico-celebridade americano Mehmet Oz, que testou o produto em 60 mulheres. Durante um mês, elas tomaram uma colher de chá por dia do xarope, antes ou durante uma das refeições principais. As participantes não alteraram suas rotinas de alimentação e de exercícios físicos. O resultado: sete em cada dez perderam, em média, quase dois quilos. Mais: a redução da cintura foi de quase 3 centímetros. “Não foi só a perda de peso que me surpreendeu, mas os benefícios à saúde como um todo”, disse Oz.

O yacon é farto em prebióticos, como inulina, e fruto-oligossacarídeos, que possuem características semelhantes às das fibras alimentares: não são digeridos. Como o organismo não tem uma enzima específica para processar esse tipo de substância, ela passa incólume, sem deixar qualquer resquício de açúcar no caminho. E ainda reduzem o pH do intestino, o que, entre outros benefícios, melhora o funcionamento intestinal. Além disso, os prebióticos são associados a peso saudável e controle da saciedade. Para quem duvida, a prova é científica: eles absorvem água para formar um gel no intestino, o que resulta em tempo mais lento de digestão, contribuindo para a sensação de saciedade. Isso não está diretamente associado à perda de peso, mas significa evitar ataques à geladeira e, consequentemente, alguns quilinhos a menos.

Em tempo: o xarope ainda não desembarcou no Brasil, mas é possível comprá-lo pela internet. Até sua chegada, invista na batata yacon – além de uma delícia, tem as mesmas vantagens do xarope, que é apenas mais concentrado e, consequentemente, menos calórico.

Assine Harper’s Bazaar