
Entre as joias preferidas da rainha Elizabeth estava um conjunto brasileiro, composto por brincos, colar, broche e tiara de pedras águas-marinhas – Foto: Getty Images
A Rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos, no dia 8 de setembro de 2022. Como a monarca mais longeva da história britânica, Elizabeth acumulou uma fortuna estimada em cerca de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões). Embora seja difícil determinar o valor exato deixado por ela, é importante destacar que sua fortuna pessoal é distinta do patrimônio da Coroa, que inclui palácios, obras de arte, joias e coleções históricas, ultrapassando 14 bilhões de libras em bens.
Elizabeth era conhecida por seu estilo único e pela adesão às regras da realeza, como usar o mesmo tom de esmalte durante toda a vida. Entre suas joias preferidas estava um conjunto brasileiro, composto por brincos, colar, broche e tiara, presenteado em 1953 pelo então embaixador em Londres, Assis Chateaubriand. Feitas de águas-marinhas, as joias foram frequentemente usadas pela rainha.

As joias feitas de águas-marinhas foram frequentemente usadas pela rainha – Foto: Getty Images
Embora não fossem tão valiosas quanto outras peças da soberana, as águas-marinhas extraídas de uma mina em Tenente Ananias, no Rio Grande do Norte, se tornaram queridas por Elizabeth. Ela usou o conjunto, e suas peças separadamente, em diversas ocasiões, incluindo a recepção do então presidente Lula e da primeira-dama, Marisa Letícia, no Palácio de Buckingham, em março de 2006.