Um dos filmes mais aguardados do ano, “Priscilla” estreia dia 26 de dezembro nos cinemas (Foto: Divulgação)

O ano de 2023 foi desafiador em muitos sentidos. Tivemos que lidar com drásticas mudanças climáticas e guerras sem sentido. O cinema, como sempre, serviu mais uma vez de espelho e bússola, tentando traduzir os tempos em que estamos vivendo enquanto busca possíveis soluções, nem que seja apenas nas telas. No verão americano, houve o fenômeno Barbenheimer, quando Barbie e Oppenheimer dividiram a crítica enquanto enchiam as salas de pessoas vestidas de pink, para ver a comédia de Greta Gerwig.

No Brasil, os cineastas e produtores ainda estão lutando para trazer o público de volta às salas. A boa notícia é que em outubro, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui a cota de exibição para produções nacionais nas salas de cinema até 2033. Devemos começar a ver os resultados já em 2024. Filmes bons para estrear não faltam.

Além disso, diferentes cineastas mulheres se destacaram tanto no Brasil quanto no mundo. Finalmente, o cinema está se tornando cada vez mais plural e feminino. Na lista abaixo, dez filmes que você tem que ver ainda esse ano, além de algumas dicas imperdíveis para o início do ano que vem.


Não Espere Muito Do Fim do Mundo
Direção: Radu Jude (Mostra de Cinema de SP)
O mundo acabou e Radu Jude mostra como a Romênia é um país que deu errado, seja sob o comunismo ou o capitalismo. Um filme absolutamente corrosivo, hilário e radical.

Rotting in The Sun
Direção: Sebastián Silva (Disponível na MUBI)
Uma auto-ficção ácida que não deixa pedra sobre pedra, filmado numa praia gay de nudismo no México, com uma das melhores atuações do ano: Catalina Saavedra, como uma empregada desesperada.

Monster
Direção: Hirokazu Kore-eda (Em cartaz nos cinemas)

Um mix de homofobia, fake-news e intrigas em uma escola pública japonesa. Uma obra prima de roteiro e com atuações maravilhosas do elenco infantil.

Priscilla
Direção: Sofia Coppola (Nos cinemas a partir de 26 de dezembro)

Sophia Coppola volta seu olhar delicado e cool para um dos casais mais icônicos da cultura pop: Elvis e Priscilla Presley. A atriz Cailee Spaeny ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza, e seu nome deve aparecer bastante na temporada de premiações.

Afire
Direção: Christian Petzold (Em cartaz nos Cinemas)

Um estranho mix de Eric Rohmer com filme catástrofe, Afire ganhou o prêmio da crítica da Mostra de São Paulo e traz o diretor Christian Petzold em ótima forma. E, a atriz alemã Paula Beer, quebrando tudo novamente.

Folhas de Outono
Direção: Aki Kaurismaki (Exibido na Mostra, entra em cartaz em 2014)

A melhor e mais inusitada comédia romântica do ano. Um mix de uísque barato, um cinema de rua com os melhores pôsteres do ano, e dois protagonistas aparentemente sem sal, porém com uma delicadeza de tirar o fôlego.

Perfect Days
Direção: Wim Wenders (Festival do Rio, entra em cartaz em 2024)

Quem poderia imaginar que o cineasta alemão Wim Wenders faria seu melhor filme, inteiramente rodado no Japão, sobre um homem solitário que limpa banheiros em Tóquio, enquanto lê poesia e ouve Patti Smith, Lou Reed e The Kinks? Pois, ele foi lá e fez, e Perfect Days é uma pequena obra-prima, que rendeu o prêmio de melhor ator para Kôji Yakusho.

Estranha Forma de Vida
Direção: Pedro Almodóvar (Disponível pela MUBI)

Almodóvar recusou o convite para filmar Brokeback Mountain. Passaram-se alguns anos, e o espanhol resolveu fazer seu próprio western gay. O resultado foi esse curta ultrafashion, com cowboys-magia vestindo Saint Laurent e o belíssimo Manu Ríos, dublando a canção de Amália Rodrigues, na voz de Caetano Veloso.

Segredos de um Escândalo
Direção: Todd Haynes (Estreia 18 de janeiro)

Os filmes de Todd Haynes são sempre sobre estilo. Nesse caso, Haynes resolveu emular um telefilme dos anos 1970, baseado em uma história real de uma professora que seduz (ou é seduzida?) por um aluno de 13 anos. Julianne Moore e Natalie Portman dão um show de atuação, mas a maior surpresa é a atuação contida do heartthrob Charles Melton.

Pedágio
Direção: Carolina Markowicz (Em cartaz nos cinemas)

O melhor filme brasileiro do ano, toca no tema da cura gay de forma totalmente irreverente e com o humor ácido típico do cinema de Carolina Markowicz. A maravilhosa Maeve Jinkings volta a fazer par na tela com Thomaz Aquino. Mas, a grande surpresa do elenco fica por conta de Kauan Alvarenga como a “diva” Tiquinho.


BONUS TRACKS
Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos; Brainwashed de Nina Menkes; A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito, Zona de Interesse, de Jonathan Glazer e Meu Nome É Gal, de Dandara Ferreira e Lô Politi


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