Aftersun de Charlotte Wells – Foto: Reprodução/IMDb

Já vimos em filmes e na realidade diversas relações entre pais e filhos que não são tão simples como parecem. Um filho tem sua desavença com o pai, mas, ao mesmo tempo, consegue encontrar uma semelhança ou duas com ele. Afinal, todos conhecemos muito bem aquelas famosas frases de “tal pai, tal filho” e “a maçã não cai tão longe da árvore”. Ou talvez o filho nunca tenha achado que o pai o compreendesse, e no final aprende que ele só não sabia como ajudar. São tantas estórias que tentar citá-las todas aqui seriam uma missão impossível.

Como comemoração do Dia dos Pais, a Bazaar escolheu algumas dessas narrativas para indicar. Assista sozinho ou em companhia, todos esses filmes com certeza farão você se emocionar.

Aftersun (2022), de Charlotte Wells

Aftersun de Charlotte Wells – Foto: Reprodução/IMDb

A estreia da diretora e roteirista Charlotte Wells não poderia ter sido mais necessária ou impecável. Baseado na sua própria convivência com o pai, Charlotte produziu um longa emocionante das férias de uma filha com o seu pai. Nos papéis principais, Paul Mescal e Frankie Corio apresentam uma relação tão emocional e cuidadosa que parecem ser pai e filha de verdade.

King Richard: Criando Campeãs (2021), de Reinaldo Marcus Green

King Richard de de Reinaldo Marcus Green – Foto: Reprodução/IMDb

No papel que trouxe a ele um Oscar, Will Smith está simplesmente fenomenal como o pai de Serena e Venus Williams em “King Richard: Criando Campeãs”. Nessa biopic, é explorada a vida de um homem que abriu mão de tudo para ver as suas duas filhas brilharem.

Querido Menino (2018), de Felix van Groeningen

Querido Menino de Felix van Groeningen – Foto: Reprodução/IMDb

Inspirado em eventos reais, “Querido Menino” conta a história de um pai tentando ajudar o seu filho a se recuperar de um vício químico. Steve Carrell, como o pai David, e Timothee Chalamet, como o filho Nic, dão uma aula de atuação em papeis que, com certeza, não são nada fáceis de interpretar (ou assistir).

Papai é Pop (2021), de Caito Ortiz

Papai é Pop de Caito Ortiz – Foto: Reprodução/IMDb

“Papai é Pop” tem uma mensagem clara: ser pai não é fácil, mas é a coisa mais linda que te pode acontecer. Estrelando Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, o longa-metragem brasileiro é aquele filme que vai fazer você chorar e rir ao mesmo tempo ao te ensinar todos os empecilhos e todas as maravilhas que é criar uma nova vida.

Pequena Miss Sunshine (2006), de Jonathan Dayton e Valerie Faris

Pequena Miss Sunshine de Jonathan Dayton e Valerie Faris – Foto: Reprodução/IMDb

Um filme sobre a viagem de carro (ou melhor, de uma kombi em seus últimos dias de vida) de uma família até a competição “Pequena Miss Sunshine” da filha mais nova. Fazendo você sentir todas as emoções existentes – de tristeza e ódio até felicidade e euforia – a obra de Jonathan Dayton e Valerie Faris mostra a relação linda e verdadeira de uma família complicada.