Leonardo DiCaprio em "O Regresso" - Foto: Divulgação
Leonardo DiCaprio em “O Regresso” – Foto: Divulgação

Por Paula Jacob

2015 foi um ano cheio de surpresas boas no cinema. Muitas estréias independentes, filmes nórdicos ganhando espaço no cenário internacional, atrizes revelação e muitos trailers de tirar o fôlego. A parte boa é que finalmente toda a espera é válida. Os maiores lançamentos do ano ficaram para as férias e, claro, você não pode deixar de assistir nenhum deles. Por isso, Bazaar listou os nove filmes imperdíveis para você aproveitar seus dias de folga, confira:

 

Star Wars
Levando em conta a grandiosidade de fãs da franquia Star Wars, de George Lucas, Star Wars – O Despertar da Força foi, por certo, a estréia mais aguardada dos últimos anos. Então se você ainda não assistiu a continuação, sob direção de J.J. Abrams, que se passa anos depois de O Retorno de Jedi, não perca a oportunidade de assistir no cinema. Os recursos tecnológicos de filmagem, captação de som e efeitos especiais deixaram o filme ainda mais interessante. Já nos cinemas.

Califórnia
Longa de estréia de Marina Person como diretora, California é mais um filme brasileiro que ganha destaque. O longa conta a história de Estela, uma jovem em 1984, que vive todas as conturbações e questionamentos da adolescência. Seu maior sonho é visitar seu tio na Califórnia, porém a sua vinda ao Brasil muda toda a trajetória pensada em sua mente e a forma como a protagonista enxerga o mundo. Já nos cinemas.

À Beira Mar
Depois de 10 anos desde Sr. e Sra. Smith, Angelina Jolie e Brad Pitt contracenam juntos em À Beira Mar, escrito e dirigido por Angelina. O cenário setentista no sul da França é plano de fundo para uma crise entre o casal protagonista. Vanessa (Angelina) é uma bailarina frustrada e Roland (Brad) um escritor em crise criativa, discutem a relação, memórias do passado e adultério. Destaque para o figurino condizente com a década retratada. Já nos cinemas.

Macbeth
Uma das histórias mais icônicas de William Shakespeare ganha novo filme, sob o olhar de Justin Kurzel. Macbeth traz Michael Fassbender como protagonista ao lado de Marion Cotillard como sua Lady Macbeth. Assim como no conto do dramaturgo, o longa traz as ambições dos homens diante do poder, até que ponto eles querem e podem chegar para conseguir o que querem. Cenário e figurino também são destaque da tragédia. Já nos cinemas

Pegando Fogo
Aclamado pela critica pela excelente interpretação de Bradley Copper, Pegando Fogo é o novo filme de John Wells. O enredo circula em torno de Adam Jones, um dos chefes de cozinha mais respeitados de Paris, que, como decorrência da arrogância, perde a carreira. Buscando uma nova rota para o futuro, ele se muda para Londres onde começa tudo do zero e se apaixona por Helene (Sienna Miller). A dupla de Sniper Americano faz uma ótima dobradinha nessa comédia romântica com fundo intenso. Já nos cinemas.

Suffragette
No ano em que as mulheres mostraram toda a sua força unidas para lutar contra os abusos, ganhar espaço e voz meio a sociedade machista em que vivemos, Suffragette não poderia estreiar em melhor hora. O sexto longa da diretora Sarah Gavron conta a história nos primórdios do movimento feminista, encabeçado por Emmeline Pankhurst (Meryl Streep), buscando o direito do voto, da palavra e do trabalho. O filme ainda conta com Carey Mulligan e Helena Boham Carter. Já nos cinemas.

Joy
Jennifer Lawrence mostra a sua outra face, para além do blockbuster Jogos Vorazes, no longa Joy, de David O. Russel. Com estreia marcada para o dia 21.01, o filme retrata a vida aparentemente perfeita de Joy Mangano, empresária, casada e mãe, que vê tudo desmoronar porque sempre viveu o sonho de sua mãe, não o seu. Em mais uma interpretação merecida de indicações aos prêmios, Jennifer mistura a loucura de sua personagem em O Lado Bom da Vida com a despretensiosidade vista em American Hustle.

O Regresso
Maior esperança dos fãs de Leonardo DiCaprio, que seguem frustrados com a falta de um Oscar no currículo do ator, O Regresso é um dos filmes mais esperados de 2016. Dirigido por Alejandro González Iñarritu, outro forte nome para o Oscar de 2016, o longa é baseado no livro homônimo de Michael Punke (2003) e conta a história real de Hugh Glass, caçador que se perde do amigo, John Fitzgerald, e é obrigado a sobreviver em território hostil. Destaque também para a fotografia, feita com luz natural, assinada pelo talentoso Emmanuel Lubezki. Estreia 04.02.