"Ilha Nova" de Edouard Fraipont

O espaço de cultura e arte Hotel Galeria, recém inaugurado nos jardins, se prepara para abrir sua nova exposição, na com abertura, no próximo sábado (17.03). Trata-se de uma série de obras do fotógrafo paulistano Edouard Fraipont, que pela primeira vez será comercializada.

Intitulada Um indeterminado; Fraipont assina uma individual com 15 imagens de alta exposição, em que utiliza o rastro da luz para criar fragmentos da realidade. Sempre mantendo uma relação direta com a física, o artista parte do princípio de que, mesmo que um objeto/ser seja invisível aos nossos olhos, pode-se usar o rastro desta imagem, como registro de uma impressão digital deixada por sua passagem.

Através da luz deste rastro deixado pelo movimento das peças registrado nas fotografias, surgem criaturas e histórias. No trabalho que será apresentado, em todas as imagens há um único ser  fotografado, o que reforça o princípio de singularidade que a imagem inicial estabelece com seu referente, único e determinado.  O sujeito do ato fotográfico torna-se também ator a fim de confrontar-se nesta zona de tensão entre o real e o fantástico.

“Na fotografia, espelho-me e me distancio de mim. Uso-a como meio de me abstrair, partindo da minha imagem e atuação. Com ela crio ficções que escrevo com meu próprio corpo num palco solitário e noturno no qual visto o traje de um determinado”, explica Fraipont.

Um Indeterminado, permanecerá em cartaz de 17 a 31 de março.

HOTEL GALERIA
Rua Ministro Rocha de Azevedo, 830/Casa 03 – Jardins – São Paulo
(11) 3063-1562