
Por Beatriz Poletto e Ariel Bretas
Jean-Luc Godard é reconhecido pelo cinema vanguardista que demonstra de forma polêmica os acontecimentos principais do século 20. Como vanguardista, seus filmes demonstraram uma estética chique, porém simples, que inspira e fica marcado na memória. O fashion filme da semana é “Acossado”, uma de suas obras fortes que usa a moda como um personagem principal na construção da realidade e dos diálogos.
Lançado em 1960, o longa “Acossado” apresenta Jean-Paul Belmondo como Michel Poiccard / Laszlo Kovacs, e Jean Seberg como a personagem Patricia Franchini. A trama conta a história de um ladrão que rouba um carro e que, por impulso, acaba matando um policial. Procurado pelas autoridades, ele encontra uma estudante de jornalismo hippie e a convence de fugir com ele.
Godard criou um drama criminal que se tornou poesia, em um longa-metragem elegante. Todo em preto e branco, o filme é must-see para os fashionistas cinéfilos. Polêmico, o diretor franco-suíço escolhia temas que causavam rebuliço. Hoje, aos 88 anos, ele é um dos mestres da academia cinematográfica.
Em 2010, o diretor foi indicado para ganhar uma estatueta do Oscar Honorário, mas não compareceu à cerimônia para receber o prêmio.




Leia mais:
Wes Anderson: diretor americano é mestre em estética e roteiro
Adrien Brody: 10 filmes do ator americano para assistir
“A Garota de Rosa Schoking” é um romance fashionista
“O Diabo Veste Prada” é uma odisseia fashion
“The Art of Design: Paula Scher” – fashion filme da semana é sobre design
“Fresh Dressed” é um passeio pela origem do street style
“David Lynch: The Art Life” – fashion film da semana é pura arte