“Adoráveis Mulheres” mostra o melhor da moda em 1868

Fashion film da semana é um clássico da literatura norte-americana

by Carol Hungria
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Adoráveis Mulheres” é um clássico da literatura norte-americana escrito por Louisa May Alcott em 1868.

A família de Alcott sofreu de dificuldades financeiras e, enquanto trabalhava para ajudar a sustentar a família desde menina, também praticava a escrita. Ela começou a receber boas críticas por seus textos na década de 1860. No início de sua carreira, ela às vezes usava o pseudônimo A. M. Barnard, sob o qual escrevia romances para jovens adultos focados em espiões e vingança.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

E “Adoráveis Mulheres” foi sua mudança para o romance, inspirado em sua própria infância com outras três irmãs. Na trama, as sisters Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta, enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

A diretora de cinema Greta Gerwig é a responsável pela edição mais atual do filme, que acaba de estrear no Brasil. Ela, que também é atriz, começou muito bem como diretora, com o longa-metragem “Little Bird”, que recebeu cinco indicações ao Oscar e levou o prêmio de melhor filme no Golden Globes em 2018.

O figurino é de Jacqueline Durran, responsável pelo guarda-roupa de produções como “A Bela e a Fera” e “Anna Karenina” – pelo qual ganhou o Oscar em 2013.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para “Adoráveis Mulheres”, Jacqueline gastou muito tecido. O figurino de época pede vestidos volumosos em todas as ocasiões, seja em festas ou no dia a dia. Como vivem em uma fazenda, as irmãs têm looks bucólicos, com aventais, babados, toques de florais e mangas compridas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As flores, aliás, são destaque na figuração – elas aparecem em formas naturais, como em coroas confeccionadas pelas próprias personagens.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quando saem para passear, elas não abrem mão do chapéu para se proteger do sol, e a trança é essencial para prender o cabelo nos dias mais quentes.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A echarpe, peça clássica e atemporal, também adorna os looks das meninas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os rapazes usam coletes e blazers, vestido o melhor da alfaiataria da época.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

E os vestidos de festa são a cereja do bolo, feitos de cetim em tons pastel, babados no decote e usados com luva – muito chique!

Leia mais:
“The Crown”: figurino impecável exala a elegância da família real
“Bombshell”: o jeito de se vestir das mulheres da Fox News
Desvendamos o figurino misterioso de “Entre Facas e Segredos”