Expo reúne mais de 30 obras da artista carioca - Foto: divulgação
Expo reúne mais de 30 obras da artista carioca – Foto: divulgação

A UNIFOR – Universidade de Fortaleza recebe, no Espaço Cultural Airton Queiroz, a mostra Adriana Varejão – Pele do Tempo.  A exibição, que tem curadoria de Luisa Duarte, reúne 32 obras produzidas ao longo dos 30 anos de carreira de Adriana Varejão. A mostra compreende um recorte que vai de 1992 até 2014. Estão expostas conhecidas séries: Saunas e banhos, Proposta para uma catequese, Pratos, entre outros.

Uma das artistas contemporâneas mais reconhecidas no Brasil e no exterior, Adriana construiu sua produção em diálogo com temas como colonização e etnia. Calcada por um gesto que nunca abre mão do ato subversivo, a artista devora e apropria-se dessas temáticas e opera, no mesmo lance, uma espécie de transmutação do seu ponto de partida, dando a ver o mesmo sobre outro ponto de vista. Em suas pinturas, por exemplo, é possível testemunhar a transmutação do elevado, do ouro, dos anjos de tradicionais obras barrocas, para um universo barroco selvagem, sensível, sanguíneo, em carne viva.

A exposição segue até 29 de novembro e a entrada é gratuita. Veja as fotos da inauguração que aconteceu nesta terça-feira (25.08).

Serviço:
Adriana Varejão – Pele do Tempo

Espaço Cultural Airton Queiroz (Unifor) – Avenida Washington Soares, 1321 – Bairro Edson Queiroz – Fortaleza/CE