Poltrona Sushi IV, dos irmãos Campana - Foto: reprodução/Harpers Bazaar
Poltrona Sushi IV, dos irmãos Campana – Foto: reprodução/Harpers Bazaar

Agosto é o mês do design high-end em São Paulo. A estreia, por exemplo, do badaladíssimo belga Maarten de Ceulaer em solo brasileiro promete encher os olhos de quem busca exclusividade nos objetos de design. Coleção nova dos darlings da cena brasileira de design art, Ovo, e instalação inédita do grupo Snarkitecture são os dois outros pontos altos da programação de feiras e lançamentos do mês.

“Nos últimos anos, testemunhamos  um crescimento exponencial na criação de design art. O mercado consumidor começa a entender melhor o conceito de ter design assinado em casa. Colabora para o desenvolvimento deste nicho o impulso dado pelo próprio mercado de arte, já que o público é semelhante, unido por um rigor estético em relação ao que consome”, explica Waldick Jatobá, curador da feira de design Made, que abre as portas este mês no Jockey Club.

Vista de cima do sofá Bola, lançamento dos designers da Ovo; o projeto foi pensado para despertar dúvida sobre a função do objeto - Foto: reprodução/Harpers Bazaar
Vista de cima do sofá Bola, lançamento dos designers da Ovo; o projeto foi pensado para despertar dúvida sobre a função do objeto – Foto: reprodução/Harpers Bazaar

O evento reúne, entre os dias 14 e 18, uma seleção da nata do design internacional de ponta: peças dos belgas Bram Boo, Maarten de Ceulaer e Raphaël Charles comparecem em expo especial dentro da feira; Daniel Arsham e Alex Mustonen, a dupla americana do incensado Coletivo Snarkitecture, cria uma instalação na entrada da Made – usando refugo industrial da fábrica da Electrolux no Paraná (a dupla também expõe na Casa Electrolux, a partir do dia 15).

Entre os participantes, galerias como Firma Casa, Luciana Caravello, Passado Composto, Arte Mobilia e Atelier Hugo França apresentam objetos únicos ou de tiragem limitada, tanto vintage quanto contemporâneos. A Firma Casa, que representa os irmãos Campana no Brasil, traz uma seleção de peças artesanais da dupla. Luciana Caravello promove uma individual de Karim Rashid. E a Passado Composto reúne clássicos indiscutíveis do design brasileiro, como poltronas de Joaquim Tenreiro e tapeçarias modernistas, assinadas por Genaro de Carvalho e Burle Marx. Tudo super colecionável. Uma prova de que arte e design high-end andam mesmo juntos é o fato de o banco suíço UBS – principal patrono das feiras Art Basel e Miami Basel – ser também o maior patrocinador da Made.

 

Cadeiras conjuntas do belga Bram Boo que lembram carteiras escolares - Foto: reproducão/Harpers Bazaar
Cadeiras conjuntas do belga Bram Boo que lembram carteiras escolares – Foto: reproducão/Harpers Bazaar

A alta temporada do high-end tem ainda a segunda edição do festival DW! Design Weekend, que movimenta a cidade com mostras e novas coleções. Integra sua programação uma expo no showroom da Ovo, que representa o melhor da junção dos universos do design e da arte. A premiada dupla à frente da OvoLuciana Martins e Gerson de Oliveira – lança coleção nova de seus móveis-escultura, com destaque absoluto para o sofá Bola. “Fomos convidados a projetar um móvel para o saguão de um edifício corporativo e tivemos a ideia de criar uma peça que colocasse uma dúvida na cabeça do usuário: ‘O que é isso?’; ‘Posso me sentar nele ou é só para olhar?’. Assim surgiu este sofá sem cara de sofá”, conta Gerson.

Adeptos confessos do princípio modular, os designers já o haviam utilizado nas lúdicas linhas Pedras e Campo. Desta vez, diante do desafio extra de fazer parar em pé um sofá todo esférico, Gerson e Luciana desenvolveram um sistema de ímãs embutidos em cada módulo, além de pesquisar até os planos de costura das bolas de futebol para resolver o acabamento esférico. “Gostamos de criar peças modulares, porque elas se adaptam à arquitetura”, conta. A coleção completa pode ser vista a partir do dia 17, no showroom na Vila Olímpia. Além da dupla da casa, os designers Zanini de Zanine, Guto Requena e Maurício Arruda também apresentam novas peças na exposição promovida pela Ovo.