Busca Home Bazaar Brasil

Alentejo: veja quatro museus de arte para visitar já

Endereços são recheados de tesouros de Portugal

by Beatriz Poletto
Foto: Divulgação

Évora – Foto: Divulgação

O Alentejo, em Portugal, é conhecido por seus vinhos e pela culinária típica. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.

Évora, em especial, é uma das cidades mais visitadas da região, graças as suas raízes históricas. E um dos programas mais interessantes da cidade é visitar os pequenos museus, que estão cheios de tesouros para os amantes da arte. A Bazaar separou os quatro melhores pontos para visitar e aproveitar a cultura portuguesa. Veja a seguir:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM 

Foto: Reprodução/Museu de Évora

Foto: Reprodução/Museu de Évora

Museu de Évora
Este é o principal museu da cidade e é o mais importante do Alentejo. Com mais de 100 anos de história, conta com 19 painéis de temas religiosos. No total, há mais de 20 mil objetos, entre pinturas de artistas como Francisco Henriques, Garcia Fernandes e Avercamp. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida
Instalado no antigo Palácio da Inquisição, o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida é focado em arte contemporânea, apresentando diversas exposições de manifestações artísticas e culturais, além de investir em uma programação educativa, com debates e visitas guiadas, muitas vezes com o próprio criador das obras.

Exposição Museu em Ruínas - Foto: Divulgação

Exposição Museu em Ruínas – Foto: Divulgação

Museu de Arte Contemporânea de Elvas
A cidade de Elvas é lar do MACE, um museu que possui, em seu acervo permanente, 600 peças da coleção António Cachola, com obras de artistas portugueses que incluem desenho, gravura, pintura, escultura, vídeo, fotografia e instalações.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Museu da Tapeçaria de Portalegre
Localizado em Portalegre, próximo à fronteira com a Espanha, este museu se dedica às tapeçarias locais, que utilizam o chamado Ponto de Portalegre. São trabalhos belíssimos e originais feitos em lã. Há também exposições temporárias de artistas nacionais e estrangeiros, principalmente aqueles que utilizam a tapeçaria Portalegre de alguma maneira em sua expressão artística.

Leia mais:
Arte do oriente ganha exposição única em Paris 
Roteiros: exposições de artes visuais
Três exposições de artes visuais para visitar no fim de semana
Hype Bazaar: conheça três lugares para o brunch de domingo
Hype Bazaar: veja cinco praias brasileiras para conhecer já