
Carreira de Alexandre Herchcovitch será celebrada no Museu Judaico de São Paulo | Foto: Drita Junckes
Um dos maiores nomes da moda nacional, Alexandre Herchcovitch ganhará uma exposição no Museu Judaico de São Paulo. O espaço cultural acaba de anuncia a exposição inédita “Alexandre Herchcovitch: 30 anos além da moda”, com abertura ao público marcada para 20 de abril. A curadoria será de Maurício Ianês e contará a trajetória do paulistano que deu seus primeiros passos como estilista aos 13 anos costurando vestidos para sua mãe Regina Herchcovitch, dona de uma confecção de lingeries na época.
Fotos, vídeos e vestimentas exclusivas apresentarão as três décadas de história do profissional. Ainda, o visitante poderá acompanhar de perto todo o processo criativo do estilista, em que a moda foi uma ferramenta de questionamento dos padrões de gênero e representatividade. “Este olhar nunca deixou de levar em conta as vivências de Herchcovitch como judeu, mas abrange também suas outras vivências, sociais e políticas, de forma intensa”, diz Maurício, se referindo à participação ativa do estilista na noite de São Paulo, sua amizade e colaboração com drag queens, pessoas trans, sujeitos racializados e marginalizados pela normatividade hegemônica da sociedade.
Emocionado, Alexandre afirma que está bastante feliz em poder mostrar parte do acervo e das ideias ao grande público. “Sempre sonhei com este momento”, conta. Na abertura da mostra exclusiva para convidados, no dia 18 de abril, a drag queen e modelo Marcia Pantera, presença constante em desfiles do estilista, fará uma performance artística com look exclusivo.