Ricardo Lapeyre - Foto: reprodução/Bazaar Art
Ricardo Lapeyre – Foto: reprodução/Bazaar Art

Por Catrina Carta

A carreira do chef Ricardo Lapeyre caminha a passos largos. Aos 26 anos, ele acaba de ser eleito o Melhor Chef e Chef Revelação pelo seu trabalho no restaurante do MAM carioca, Laguiole.

Sobremesa que leva o nome  da escultora Frida Baraneck; - Foto: reprodução/Bazaar Art
Sobremesa que leva o nome da escultora Frida Baraneck; – Foto: reprodução/Bazaar Art

Ricardo morou seis anos na Europa, onde se formou em hotelaria pela francesa Jean Drouant e, em seguida, passou por restaurantes (todos com estrela Michelin) de Paris, Bruxelas e Borgonha comandados por renomados chefs, como Alain Ducasse, Frederic Doucet e Roland Villard.

De volta ao Rio, não demorou para ser convidado a assumir o Laguiole e, em pouco tempo, revolucionou a cara do restaurante – da execução à apresentação dos pratos, a criatividade do chef impressiona. “Eu queria que fizesse sentido estar dentro de um museu, que houvesse uma conversa maior entre as exposições e o restaurante, por isso, comecei a elaborar novos pratos a partir das exposições do MAM.”

Prato inspirado na arquitetura do museu carioca - Foto: reprodução/Bazaar Art
Prato inspirado na arquitetura do museu carioca – Foto: reprodução/Bazaar Art

A ideia surgiu quando Ricardo teve de elaborar um menu para harmonizar com o champagne rosé da Dom Pérignon, cuja garrafa havia sido personalizada por Jeff Koons. “Fiz uma sobremesa rosa, inspirada no desenho que o artista havia criado para a garrafa”, conta.

De lá para cá, não parou mais. Em suas mãos, as pilastras do MAM se transformaram em chocolate, o jardim Burle Marx, em coulis de manga, kiwi e maracujá; a exposição Carne Misteriosa, de Rui Chafes, foi traduzida em um “leitão misterioso”, assado no vinho madeira, recheado com patê de champagne e pistache, acompanhado com creme de milho verde e caramelo de torresmo.

Mais sobre este menu revolucionário você confere na nova Bazaar Art, que está nas bancas. Imperdível!

Assine a Harper’s Bazaar