“Belle De Jour” une Saint Laurent e Catherine Deneuve

O fashion filme da semana é sobre libertação e a elegância parisiense

by Beatriz Poletto
Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

O fashion filme da semana é sobre libertação. Sobre a elegância parisiense e sobre Catherine Deneuve. “Belle De Jour”, dirigido por Luis Buñuel em 1967, é um clássico do cinema e da moda. E não bastou o enredo da obra ser um escândalo para época e ter o ícone de beleza francês no papel principal: o diretor espanhol convidou Yves Saint Laurent para desenvolver o figurino do filme. Mais precisamente, o couturier se concentrou apenas na personagem principal, Séverine Serizy, ou mais conhecida como “A Bela da Tarde”.

 SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM 

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

O enredo mostra uma dona de casa – típica dos anos 1960 – frígida e entediada, que decide se prostituir. O drama cresce, tem cenas de violência e ação e possui um final, no mínimo, interessante. Catherine Deneuve, amiga íntima de Saint Laurent, declarou admiração por Buñuel: “Ele é um homem gentil e atencioso. Tive que fazer cenas um pouco complicadas, onde haviam nudez e violência. E ele me ajudou. Excelente profissional, um gênio”.

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Yves Saint Laurent ajudou Buñuel a construir o personagem de Deneuve. Desde o terninho vermelho com abotoadura dupla, até o vestido bege, com detalhes em dourado no estilo safari que ela usa no bordel, vemos a assinatura do couturier. No começo do filme, vemos Séverine com cores claras, que lembram a pureza. Conforme ela se torna a Bela da Tarde, seu closet incorpora peças marrons e pretas, em peças de couro, vinyl e pele. Tudo isso com traços fetichistas, que arrematam a obra do espanhol. Um must see para os cinéfilos e fashionistas.

Leia mais:
“Valentino: O Último Imperador” é o Fashion Filme da semana
Fashion filme da semana é “Diana Vreeland: The Eye Has To Travel”
Fashion Filme: “Identidade de Nós Mesmos” é pura cultura
“Jeremy Scott: The People’s Designer” é o fashion filme da semana
Jeff Bridges: 10 filmes do ator para assistir
Ridley Scott: 10 filmes do diretor para assistir já!