Björk Digital: exposição-instalação usa realidade virtual e surpreende

Experiência imersiva é extraordinária e intensa

by Beatriz Poletto
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Björk é, sem dúvidas, a artista mais inovadora do mundo do entretenimento. E do seu jeito que sempre surpreende, podemos considerar a islandesa como uma artista multidisciplinar. Sem medo, ela explora as mais variadas gamas do mundo da arte para enriquecer o repertório de seus seguidores. E assim, chega ao Brasil nesta terça-feira (18.06) a exposição-instalação “Björk Digital”, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

A tecnologia e a arte se unem para ilustrar de forma contemporânea e artística as imagens poéticas que traduzem as músicas de “Vulnicura”, penúltimo álbum da cantora, lançado em 2015 – que fala sobre o término do relacionamento entre Björk e Matthew Barney. As feridas e o processo de cura são expostos na exposição: o visitante, por meio da realidade virtual, pode se colocar no lugar da cantora, e entender com ela todo o motivo de sua dor.

A exposição-instalação estreou em Sidney, Austrália, em 2016 e jé passou por Tóquio, Barcelona e Los Angeles. Ela chega ao Brasil com curadoria do Manchester International Festival, tendo como um dos principais parceiros a label de joias Vivara.

Além de toda história narrada pela islandesa, o um projeto de realidade virtual também conta com a colaboração de alguns dos maiores artistas visuais do mundo, como Andrew Thomas Huang e Jesse Kanda.

Toda a experiência leva ao MIS seis trabalhos de Björk, extraídos de “Vulnicura”:  Stonemilker, Black Lake, Mouth Mantra, Quiksand, Family e Notget. As obras só podem ser vistas a partir da realidade virtual, que permite a interação total do visitante, que está imerso pela visão, pela audição e pelo tato.

Björk Digital também apresenta o projeto educativo Biophilia e uma sala de cinema onde o público pode ver alguns dos clipes mais famosos da cantora.

Björk Digital - 18 de junho a 18 de agosto de 2019. Terça a sábado, das 10h às 20h; Domingos e feriados das 10h às 19h. Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo. Tel.: (11) 2117-4777

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Leia mais:
Björk: veja os looks mais icônicos da artista
O rock experimental da Warpaint está de volta
as ruas do Rio ao estrelato: conheça a cantora Rachel Jesuton