‘Oppenheimer’, filme de Nolan, é o que ganhou mais categorias nas premiações da temporada | Foto: Divulgação

Estamos prontos para toda a emoção do tapete vermelho até o palco dourado. Nesse período de premiação, impossível deixar de lado o tradicional bolão. Com os holofotes direcionados para as estrelas do cinema e suas performances excepcionais, mergulhe conosco na antecipação e expectativa desta temporada. No Oscar mais disputado dos últimos anos, quem levará para casa a estatueta mais cobiçada de Hollywood? Entre apostas estratégicas e votos por gosto pessoal, veja o bolão da equipe da redação da Bazaar:

Melhor Filme

‘Oppenheimer’

“Não me surpreenderia se ‘Pobres Criaturas’ conseguisse desbancar o Nolan, mas acho que seria incomum. Oppenheimer é o filme de 2023. Ele é completo em diversas formas, não deixa a desejar, além de ter uma belíssima fotografia e atuações fantásticas”, opina a repórter Baárbara Martinez. A editora de beleza e redatora-chefe Anna Paula Buchala aposta no mesmo.

“Gostaria que ganhasse ‘Anatomia de Uma Queda’ ou ‘Pobres Criaturas’, mas provavelmente Oppenheimer vai levar”, diz Catrina Carta Kowarick, do conselho editorial da Bazaar.

Melhor Diretor 

Christopher Nolan | Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images

Christopher Nolan 

“Gostando ou não do diretor, não há como negar a genialidade do cineasta britânico. ‘Oppenheimer’ é uma aula de cinema e demonstra o tamanho talento de Nolan, que utilizou da tecnologia IMAX em seu longa-metragem e aumentou a régua entre os filmes da geração”, aposta a repórter Baárbara Martinez.

Melhor Roteiro Original

Swann Arlaud e Sandra Hüller em cena (Foto: Diamond Films/Divulgação)

‘Anatomia de Uma Queda’

“Acredito que esteja entre ‘Os Rejeitados’ e o filme francês deve levar. O longa-metragem teve uma ótima campanha para o filme pensando que a obra foge da rota Estados Unidos – Reino Unido. Além disso, a história é fantástica”, comenta Baárbara.

Melhor Ator 

Cillian Murphy

“Provavelmente ele vai ganhar, mas queria que fosse o Paul Giamatti”, entrega Catrina Carta Kowarick.

“Não me surpreenderia se a Academia decidisse premiar Paul Giamatti, que nunca ganhou um Oscar. Além do conjunto da obra, ele está fantástico em ‘Os Rejeitados’, mas Cillian Murphy conseguiu alcançar um nível extremamente alto de atuação. Merece demais o prêmio”, comenta Baárbara.

Anna Paula Buchala também aposta em Cillian Murphy.

Melhor Atriz

Lily Gladstone | Foto: Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic

Lily Gladstone (‘Assassinos da Lua das Flores) 

“Aposto no épico de Martin Scorsese, onde Lily interpreta Mollie Burkhart e ofusca seus companheiros Robert De Niro e Leonardo DiCaprio. Ainda existe uma questão política importante por trás: se ela ganhar, se tornará a primeira mulher indígena a vencer nessa categoria”, relembra Duda, colaborador da Bazaar.

“Essa categoria está muito arriscada, mas minha aposta também é na Lily. Ela é a alma do longa-metragem necessário de Scorsese, que também tem Leonardo Dicaprio no elenco (que foi esquecido na premiação). No filme, ele flerta novamente com o universo nativo indígena, assim como quando fez ‘O Regresso’, filme de Alejandro González Iñárritu – que rendeu o primeiro Oscar de Melhor Ator”, destaca Baárbara, que também se impressionou com o trabalho de Emma Stone em ‘Pobres Criaturas’.

Emma Stone (‘Pobres Criaturas’) é a escolha de Catrina Carta Kowarick.

Melhor Atriz Coadjuvante 

Da'Vine Joy Randolph | Foto: Reprodução / Instagram Golden Globes

Da’Vine Joy Randolph | Foto: Reprodução / Instagram Golden Globes

Da’Vine Joy Randolph (‘Os Rejeitados’)

“Diria que esse é o prêmio mais óbvio da noite. Da’Vine dá um show em Os Rejeitados, ela rouba todos os holofotes quando está em cena”, diz Baárbara Martinez.

Melhor Ator Coadjuvante 

Robert Downey Jr.

“Na minha opinião, esse é o único prêmio que Oppenheimer deveria mesmo receber”, afirma Catrina Carta Kowarick.

“Apesar de amar o Mark Ruffalo em ‘Pobres Criaturas’, aposto no Robert também. Além de estar incrível no papel e roubar a cena, ele narra a história, demonstrando ainda mais importância no papel”, comenta Baárbara.

Melhor filme estrangeiro 

‘Zona de Interesse’

“É um filme extremamente atual. A fotografia e o som são impressionantes. Vamos lembrar da obra por muitos e muitos anos como referência sobre o infeliz momento histórico”, crava Baárbara Martinez.

Catrina Carta Kowarick aposta no mesmo filme.

Melhor Figurino 

‘Pobres Criaturas’ 

“Mesmo com toda a exuberância do figurino de ‘Barbie’, minha aposta é que Holly Waddington leve a estatueta por seu trabalho em ‘Pobres Criaturas’. A forma como as silhuetas – principalmente as mangas e as caudas – usadas por Bella Baxter evoluem ao longo do filme, acrescenta uma linguagem extremamente potente sobre a evolução da própria personagem”, diz Marcela, editora-chefe online.

O figurino do filme de Emma Stone também foi escolhido por  Catrina Carta Kowarick.

Melhor Canção Original 

Billie Eilish attends | Foto: Amy Sussman/WireImage

‘What Was I Made For?’ (‘Barbie’) – Billie Eilish e Finneas O’Connel 

“Este ano, a dupla já faturou os prêmios de Melhor Canção Original, no Globo de Ouro, e Canção do Ano, no Grammy. A faixa tem a fórmula que os votantes têm por tendência gostar: narrativa, é melodramática e tem mensagem de fundo, abordando autoestima, fama e luta contra padrões”, relembra André Aloi, editor de cultura.