Bvlgari Tubogas – Foto: Divulgação

A Bvlgari apresentou recentemente em São Paulo seu projeto global Bvlgari Studio, plataforma criativa multidisciplinar que convida artistas a reinterpretar os ícones da joalheria, como B.zero1, Bvlgari Bvlgari e Bvlgari Tubogas. Lançado em Seul no início do ano, o projeto já passou por Nova York e agora chega ao Brasil, reforçando o diálogo entre inovação e tradição da marca.

O destaque do evento foi a nova coleção Bvlgari Tubogas, que celebra a técnica artesanal homônima e o uso do ouro amarelo. O Tubogas, desenvolvido nos anos 1920 e adotado pela Bvlgari em 1948, utiliza tiras flexíveis de ouro entrelaçadas sem solda, criando peças que são ao mesmo tempo sofisticadas e maleáveis. A coleção reflete a herança e a modernidade da Maison, combinando sua estética clássica com uma abordagem contemporânea.

O artista Leandro Vigas foi convidado para desenvolver uma instalação interativa inspirada nas joias Tubogas. Sua obra utiliza um sistema sensorial que capta os movimentos dos visitantes para criar efeitos dinâmicos de luz. Sobre a inspiração, Vigas explica: “As peças Tubogas, por serem maleáveis, parecem abraçar o corpo de quem as usa. Quis transmitir essa sensação de estar sendo envolto por um elemento.”

Leandro Vigas – Foto: Rodrigo Zorzi

A nova coleção Bvlgari Tubogas foi lançada na Pop-In Shop da Boutique Bvlgari, no Shopping Cidade Jardim, e inclui 16 peças que destacam a versatilidade do ouro amarelo. A instalação do Bvlgari Studio ficará em exposição no espaço Home & Design do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, até o dia 6 de janeiro de 2025.