Foto: Divulgação
Foto: Miriam Spritzer

Por Miriam Spritzer

Para o mundo da moda, o Met Gala é um dos eventos mais esperados do ano. No entanto, muito mais que uma noite para ver as mais ousadas criações de designers e celebridades, o gala é um evento para arrecadar fundo para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, e marca o início de sua exposição anual no museu.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação
Foto: Miriam Spritzer

O tema este ano é “Camp: Notes on Fashion”. A exposição explora a definição da expressão “camp” nos campos de comportamento e estilo por meio materiais históricos e culturais como pinturas, poesias e romances feitos em diferentes épocas desde os tempos de Louis XIV até os dias de hoje, seguindo o formato sugerido no ensaio de Susan Sontag “Notes on Camp”, de 1964.

Foto: Divulgação
Foto: Miriam Spritzer

Em poucas palavras, a exibição trabalha a evolução de como designers abordaram uma temática desde a sua origem, um pouco marginalizada, para algo de extrema importância no mainstream cultural. Camp nada mais é que o divertido, exagerado, exuberante e (algumas vezes) incongruente.

Foto: Divulgação
Foto: Miriam Spritzer

Com o patrocínio da Gucci e grande apoio do diretor criativo da marca Alessandro Michele, a “Camp: Notes on Fashion” conta com mais de 250 peças sendo estas roupas e acessórios bem como pinturas, esculturas, documentos e livros raros que ajudam a levar a narrativa da exposição.

Foto: Divulgação
Foto: Miriam Spritzer

Na parte de vestuário e acessórios, há peças assinadas por Jean Paul Gaultier, Giorgio Armani, Christian Dior, Alexander McQueen, Cristóbal Balenciaga, John Galliano, Bob Mackie, Salvatore Ferragamo, Marc Jacobs, Franco Moschino, Philip Treacy, Gianni Versace, Vivienne Westwood, entre muitos outros grandes nomes do design mundial.

Foto: Divulgação
Foto: Miriam Spritzer

A exposição foi organizada por Andrew Bolton, com curadoria de Wendy Yu e Amanda Garfinkel e cenografia de Jan Versweyveld, que também é a responsável pela decoração cenográfica do Met Gala. Estará aberta ao público a partir do dia 09.05 ao dia 08.10.

The Metropolitan Museum of Art: 1000 5th Ave, New York, EUA

Leia mais:
Gisele veste Dior sustentável para o Met Gala
Gucci reina no tapete vermelho do MET Gala
Serena Williams vai de tênis ao baile do MET
Lady Gaga causa no tapete vermelho do MET Gala