Carolina Andraus – Foto: Acervo pessoal

Por Carolina Andraus

Em tempos de baixíssimo spam de atenção, que tal organizar uma rotina onde a leitura seja o protagonista, e tenha um momento especial para poder brilhar com suas histórias e conhecimentos infinitos? As grandes mentes de hoje, como Bill Gates, Warren Buffet entre muitas outras figuras brilhantes que inspiram o mundo, têm na leitura um hábito feroz e fazem dela uma parte importante do seu tempo. A leitura quase compulsiva é considerada um dos grandes segredos do crescimento das mentes bilionárias de hoje.

Em contraponto a isso estamos, muitos de nós, viciados nas mídias digitais, na recompensa rápida, nos estímulos instantâneos, temos nos tornado parte de um fluxo de algoritmos que nos estudam e nos analisam até quando dormimos. E nós, por outro lado, recebendo pronta a informação que achamos que pesquisamos ou buscamos, mas que, na verdade, está sendo preparada como uma receita de bolo para prender nossa atenção.

Na contramão do digital, proponho sugestões de livros para começar o ano com uma programação de leitura porque, de novo, se não nos organizamos e criamos um sistema, somos engolidos pelos minutos, dias, semanas, meses, anos, e quando finalmente paramos para olhar para traz o tempo simplesmente passou.

Uma grande descoberta que melhorou demais a minha capacidade de leitura são os áudio-livros, ou audibles, que na maioria das vezes são gravados com as vozes dos próprios autores, uma verdadeira experiência, além de permitir o famoso multitasking, já que podemos cozinhar, dirigir, caminhar enquanto escutamos muitos conteúdos maravilhosos.

Seguem as sugestões de leitura para começar 2021:

O Momento de Voar”, de Melinda Gates – Acompanhe o relato profundo, ponderado e importantíssimo de como o real empoderamento feminino pode mudar o mundo. Entenda como o acesso a planejamento familiar, educação, e independência financeira podem potencializar o desenvolvimento econômico e sociocultural dos mais desamparados, e como as mulheres que ficam em casa cuidando das suas famílias representariam o maior PIB do mundo em termos de renda se fossem remuneradas. Qual o valor socioeconômico que ainda estamos esquecendo de dar às mulheres.

Margarida e o Mestre”, de Mikhail Bulgakov – Obra-prima de um dos maiores escritores russos de todos os tempos, esse romance escrito na década de 1920 trata da luta entre o bem e o mal, inocência e culpa, racional e irracional, ilusão e verdade, examinando temas como a responsabilidade frente à verdade quando a autoridade tenta negá-la e a liberdade de espírito em um mundo que não é livre. Tema bastante atual onde estamos todos repensando nossas liberdades, nossas verdades, nosso mundo.

O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle – Este livro cheio de verdade e força nunca esteve tão atual. Para aqueles que já o leram, sugiro que leiam mais uma vez e se surpreendam com a capacidade de nos trazer tantos insights em um tempo em que realmente o momento presente é a nossa talvez única certeza. Com o mundo completamente desestruturado, onde temos muito poucas certezas, nada como nos dar a oportunidade de estarmos aqui, agora, e em paz.

Master Your Code: The Art, Wisdom, and Science of Leading an Extraordinary Life Kindle Edition”, de Darren J. Gold – Ainda não traduzido para o Português, este livro trata da investigação interior dos códigos comportamentais e de formas de ver o mundo que recebemos automaticamente na nossa cultura e genética, e como podemos nos transformar em uma melhor versão de nós mesmos quando acessamos e nos trabalhamos internamente para fazer nossos códigos trabalharem a nosso favor. Livro recomendado pela minha querida Sinesia Karoll, devorado em um fim de semana.

The Longevity Paradox, how to die young at a ripe old age”, de Steven R. Gundry  Este manual de antienvelhecimento e de melhora de performance e aumento de imunidade nos traz uma nova visão de saúde, e se baseia no cuidado da nossa parte mais ancestral os micro-organismos que vivem em nós. Segundo Gundry, as bactérias que formam a nossa flora intestinal, ou nosso microbioma, é o grande determinante da nossa saúde e juventude a longo prazo.

The Beauty of Living Twice”, de Sharon Stone – Nesta biografia que será lançada em março,, mas que já está em pre-order na Amazon, a icônica atriz americana conta de forma biográfica um AVC no auge da sua carreira e fama que quase lhe custou a vida. No livro ela relata sua trajetória não apenas para silenciosamente reconstruir sua saúde, mas também reencontrar seu centro como pessoa e finalmente sua carreira, em uma indústria como a de cinema que não aceita falhas. O livro promete ser inspiracional para mulheres pelo mundo com suas lições de superação e força.

Organize-se, crie uma rotina de leitura, um momento da sua semana ou do seu dia para viajar com a sua mente e se permitir crescer e expandir seus conhecimentos, sua visão, sua capacidade de pensar. Se dê esse presente neste novo ano, onde mais uma vez temos a oportunidade de decidir fazer diferente.

Carolina Andraus é formada pela FGV, ex-mercado financeiro, empreendedora, desenvolveu e vendeu diversas empresas no mercado imobiliário. Globetrotter e cidadã do mundo, já morou em Londres, Paris, Nova Iorque, Boston, Istambul e Frankfurt. Recentemente voltou a estudar na Harvard Business School e passou a escrever sobre mulheres inspiradoras, comportamento, e viagens.