“Charada” é a ação fashionista de Audrey Hepburn

Fashion filme da semana tem o figurino assinado por Hubert de Givenchy

by redação bazaar
Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Por Beatriz Poletto e Ariel Bretas

Não existe ninguém mais clássico relacionado com o universo cinematográfico e a moda do que Audrey Hepburn. Dona de uma elegância europeia impecável e dos papéis mais charmosos do cinema, a atriz é sempre motivo de celebração. Responsável por parte da era de ouro de Hollywood, Audrey foi um ícone. E o fashion filme da semana tem a musa como protagonista: “Charada” é a obra que mistura ação, comédia e, claro, romance.

Lançado em 1963 e dirigido por Stanley Donen, o longa conta a história de uma viúva que é perseguida em Paris após a morte de seu marido. No decorrer do longa, Regina Lambert (Audrey Hepburn) descobre que não sabia nada sobre seu ex-companheiro. Entre perseguições, disfarces e cenas de ação à lá anos 1960, Regina se apaixona por Peter Joshua, interpretado por Cary Grant.

Com um belo roteiro, cheio de diálogos parisienses e a astúcia elegante da época, a fotografia do filme rouba a cena. Principalmente o figurino. Sr. Lambert usa e abusa de peças feitas por Hubert de Givenchy. Como sabemos, Audrey era amiga fiel do costureiro, que vestia atriz em longa-metragens, tapetes vermelhos e editorias fashionistas. Além da finesse do visual Givenchy, a personagem principal apostava nos brincos de pérolas, nos óculos escuros e em malas Louis Vuitton.

Regina Lambert também opta pela maquiagem mais clássica. Audrey marca o universo da beauté com o delineado gatinho, mas, neste papel em específico, ela usa os olhos esfumados, nos tons de preto. O formato da sombra segue o formato gatinho, mas de forma mais suave. O coque banana também é um marco. A atriz aparece em todas as cenas com o cabelo preso, com exceção de uma: em um certo momento, ela aparece de pijama e de rabo de cavalo. Só aí que percebemos o tamanho dos fios da musa fashionista.

A obra também é repleta de referências: um dos vilões possui um gancho na mão direita, lembrando o Capitão Gancho, do clássico da Disney, “Peter Pan”. Outra curiosidade é a cena de luta entre o vilão e Peter Joshua. Toda a estética serviu de inspiração para uma das cenas de ação em “Skyfall”, um dos filmes de James Bond.

Apesar da qualidade do longa-metragem, ela foi quase ignorado pelo Oscar. O filme foi indicado a estatueta de melhor canção original, em 1964. “Charada” é o filme preferido de Blair Waldorf, personagem da série hit “Gossip Girl”. Must-see!

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM 

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Leia mais:
“The Politician”: série da Netflix promete ser novo hit fashion 
Emmy: 10 momentos mais marcantes do prêmio
“Pina”: doc é um espetáculo que enaltece a história de Pina
Paula Raia inaugura a exposição “Terrosidades”
Sete exposições sobre moda para visitar em Nova York