
O aclamado diretor de cinema Tim Burton completa 62 anos nesta terça-feira (25.08). Conhecido por suas produções com mood gótico, ele já se aventurou por musicais, comédias e até no universo de super-heróis, assinado o primeiro filme da franquia “Batman”.
Em sua homenagem, a Bazaar desvenda o figurino de cinco filmes seus que fizeram história:
Beetlejuice – 1988

Reunindo com grande elenco que incluiu Michael Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis e a então promessa de Hollywood, Winona Ryder, o longa conta a história de um casal de fantasma que, desolados por ter a casa comprada por uma nova família, resolve pedir a ajuda de um espírito malígno para mandá-los embora de lá.

O figurino, assinado pela dupla Aggie Guerard e Rodgers, teve vários looks que são sucesso até hoje em festas de Halloween, como o terno listrado do próprio Beetlejuice e o look gótico de Lydia, personagem de Wynona.
Batman – 1989

O primeiro filme da franquia do super-herói de Gotham City renovou a parceria de Burton com Michael Keaton – e é considerado por muitos fãs com a melhor produção de Batman feita até hoje.

O figurino de Bruce Wayne é fiel aos quadrinhos, mas os looks de Jack Nicholson como o Coringa ganham um twist sinistro. E Kim Basinger, a jornalista Viki Vale, usa vestidos deslumbrantes nas festas do milionário, com todo o volume que os anos 80 pediam. O figurino é assinado pela dupla Bob Ringwood e Tony Dunsterville.
Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate – 2005

Um dos remakes mais incríveis do mundo do cinema, o destaque fica para o figurino do personagem principal, Willy Wonka, vivido por Johnny Depp.

Com seus ternos caricados e a inseparável cartola, os looks tem uma pegada futurista de Pierre Cardin dos anos 1960 e seus acessórios exagerados. A figurinista é Gabriella Pescucci.
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da rua Fleet Street – 2007

O musical de terror conta a história de Benjamin Barker, aka Sweeney Todd, que monta uma barbearia em Londres que se torna base de uma parceria para lá de sinistra com a locatária, Mrs. Lovett.

Johnny Depp e Helena Bonham Carter vivem os protagonistas, e o figurino é de Colleen Atwood, marcado pela moda da época Vitoriana em que se passa o filme.
Alice no País das Maravilhas – 2010

Tim Burton renovou a clássica história infantil e a tornou mais sinistra do que nunca. A figurinista Colleen Atwood inclusive levou o Oscar pelos looks que criou para a fábula.

Os grandes destaques são os looks do Chapeleiro Maluco (Johnny Depp), da Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter) e da Rainha Branca (Anne Hathaway).
