Foto: Reprodução/IMDb

Nesta segunda-feira (17.08), Robert De Niro está completando 77 anos e, desde 1965, encanta o público com sua atuação marcante, que se destaca em todos os filmes em que o ator participa. Seu primeiro papel a chamar a atenção foi em “A Última Batalha de um Jogador”, em 1973. Neste mesmo ano, De Niro foi apresentado a Martin Scorsese, com quem trabalhou em diversas produções, incluindo “Taxi Driver”“Cassino”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Na década de 1980, o ator mostrou uma nova faceta ao se destacar em papéis comicos, incluindo os filmes “Máfia no Div㔓Entrando Numa Fria”. Com a vida particular pouco exposta, De Niro não esconde sua paixão pelo bairro que vive em Nova York, TriBeCa, onde investe em infraestrutura – criando comércios locais – e em cultura, com o TriBeCa Film Festival.

Para celebrar seu aniversário, veja cinco filmes de Robert De Niro que foram indicados ao Oscar – e você precisa assistir:

“O Irlandês” (2019)

Foto: Reprodução/IMDb

Dirigido por Martin Scorsese, este filme foi inspirado no livro de memórias “I Heard You Paint Houses”, do investigador e advogado Charles Brandt. Estrelado por De Niro, Al PacinoJoe Pesci, a produção acompanha Frank “The Irishman” Sheeran – sindicalista ligado ao crime organizado – enquanto ele relata seus supostos trabalhos como mercenário para a família criminosa Bufalino.

A produção original da Netflix marca um novo momento na indústria cinematográfica, em que filmes feitos por plataformas de streaming alcançam nomeações a premiações valorizadas pelos críticos, incluindo o Oscar.

“O Lado Bom da Vida” (2012)

Foto: Reprodução/IMDb

Inspirado no romance homônimo de Matthew Quick, “O Lado Bom da Vida” foi extremamente bem recebido pela crítica. Com Jennifer LawrenceBradley Cooper nos papéis principais, o longa acompanha Pat Jr. se readaptando a sociedade e a sua vida depois de passar quatro anos internado em um hospital psiquiátrico. De Niro, que interpreta o pai de Pat, foi indicado ao Oscar de “Melhor Ator Coadjuvante”.

“Touro Enraivecido” (1980)

Foto: Reprodução/IMDb

Mais uma produção marcada pela parceria entre De Niro e Scorsese, o longa conta a história de Jake LaMotta, um boxeador ítalo-americano cuja raiva autodrestrutiva e obsessiva, ciúme sexual e apetite animal destroem seu relacionamento com a esposa e o marido. A produção rendeu o segundo Oscar de De Niro, na categoria “Melhor Ator”.

“Taxi Driver” (1976)

Foto: Reprodução/IMDb

Nomeado a quatro categorias do Oscar, o filme – estrelado por De Niro e Jodie Foster, que tinha 13 anos durante as gravações – é considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos. A produção conta a história de um taxista que ao conhecer uma vítima de prostituição infantil decide salvá-la.

“O Poderoso Chefão II” (1974)

Foto: Reprodução/IMDb

A sequência de “O Poderoso Chefão” agradou o público e as críticas tanto quanto o primeiro filme, recebendo onze indicações ao Oscar. Entre as categorias que concorreu, De Niro foi responsável por conquistar a estatueta de “Melhor Ator Coadjuvante”.