Busca Home Bazaar Brasil

“Cleópatra” é o fashion filme da era dourada de Hollywood

Obra ganhou quatro estatuetas do Oscar e tem Elizabeth Taylor como protagonista

by Beatriz Poletto
Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Monumental, fashionista e com Elizabeth Taylor como protagonista, o fashion filme da semana é “Cleópatra”. Dirigido em 1963 por Joseph L. Mankiewicz, a obra fez história na indústria cinematográfica. Ao lado de Richard Burton e Rex Harrison, Elizabeth interpretou a icônica rainha do Egito com muito estilo.

A trama conta a história triunfal – e trágica – de Cleópatra ao enfrentar as ambições do império romano. Ganhador de quatro estatuetas do Oscar, incluindo melhor figurino para o trio Irene Sharaff , Vittorio Nino Novarese e Renié, o longa-metragem é um dos maiores clássicos da era dourada de Hollywood.

Além das peças usadas por Elizabeth, a maquiagem da personagem e o cabelo são até hoje referências de estilo. Toda fashionista que é chique de verdade já se fantasiou – ou pensou em se fantasiar – de Cleópatra. Muito brilho, volumes extravagantes e diversas cores constroem o visual da rainha egípcia. As palas douradas nos vestidos da atriz, na altura do colo, faziam vez de maxicolar. Destes detalhes saiam os babados e os plissados de tule e seda dos modelos.

As pulseiras iguais usadas uma em cada pulso são sinônimo de riqueza. Este styling também serviu de inspiração para o clássico personagem da “Mulher Maravilha”. Para a cabeça, Elizabeth usava coroas estrondosas, mostrando o quanto poder e riqueza tinha Cleópatra. Fivelas e broches de ouro arrematavam os penteados e miçangas douradas finalizavam as mechas da atriz.

O figurino dos soldados do império romano também chamou a atenção do público. Richard Burton, que interpretou Marco Antônio, esbanja riqueza com as estampas de animais e estruturas de ouro. Além de todo o trabalho estético das peças de roupas, o cenário e a fotografia do filme também fizeram sucesso. Toda essa soma de detalhes fashionistas e de design fizeram do clássico um dos maiores tesouros do cinema.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Reprodução/IMDb

Cleópatara e Marco Antônio – Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Richard Burton como Marco Antônio – Foto: Reprodução/IMD

Leia mais:
Elizabeth Taylor: 10 filmes do ícone fashionista para rever já!
“Barry Lyndon” é o fashion filme de Stanley Kubrick
Tarantino: as seis obras fashionistas do diretor americano