Guto Neves – Foto: Arquivo Pessoal

Guto Neves já celebrava momentos por meio de suas joias. Faz parte de seu ofício e vocação. Com a pandemia, viu-se inspirado pelos contornos protetivos de espumas e isopores encontrados em caçambas dos Jardins, na capital paulista. A densidade, gravidade e corporalidade, segundo ele, deram as diretrizes para a série de esculturas “Obra Mármore”, sua nova paixão. “Criei diálogos: proteção versus capitalismo, dentro e fora, joia ou obra, natural ou construído, metal ou mineral”, conta sobre a poesia da série.

SIGA BAZAAR NO INSTAGRAM

“Acredito que o dom da habilidade manual e o olhar esteta tenham contribuído para uma harmoniosa resolução”, conta sobre o êxito em suas joias e, agora, nas esculturas. “Pude criar uma coleção relevante com autonomia, não que não tivesse anteriormente”, conta ele, que sempre materializou desejo de clientes sob demanda. “Eternizo o momento, esta é a simbologia”, diz sobre raridades que desfilam por aí em nomes do naipe de Donata Meirelles, Lilly Sarti, Fernanda de Goeye, Marina Lima, Luciana Curtis, Noberto Pinheiro, Felipe Diniz, Tatiana Rosato, Marcela Verdi, Jac Shour, Valeska Nahas e por aí vai.

Entre os escultores que admira, estão Constantin Brâncuși e Sergio Camargo, talvez daí tenha vindo inspiração e diretriz para o novo trabalho. “Muitas vezes, o metal se torna o protagonista nas criações das joias que crio e as pedras vêm como elementos pontuados. Com as esculturas, o mineral é único e absoluto”, complementa. O flerte com as artes não vem de agora. No início dos anos 2000, fez um curso com os irmãos Campana no Museu Brasileiro de Escultura e, depois, foi estagiário de Carlito Carvalhosa – conhecido por suas esculturas em gesso – no mesmo Mube.

As novas esculturas têm entre 20 e 60 cm e, cada uma, separadamente, forma o nome da série completa: OBA – MAR – ORE – AR. Feitas em mármore branco Sivec Grego, devem ser expostas nas paredes dos amigos muito em breve. Ele está negociando a venda por meio de uma galeria. A primeira peça ficou pronta em 15 de outubro do ano passado, mas só agora ganham o mundo. E aguarde as próximas peças, produzidas em mármore negro espanhol.