Em recente entrevista, o artista Damien Hirst disse estar planejando abrir sua própia galeria de arte em Londres em 2014. Ele disse ao The Observer que está desenvolvendo um espaço com seis salas de exposição e um café. Além dos trabalhos do próprio Hirst, a galeria exibirá obras de outros artistas, como Banksy e Jeff Koons.
Hirst falou contou ao jornal que sua galeria – que ficará na Newport Street – em Vauxhall, sul de Londres, seria “um lugar para mostrar minha coleção de arte contemporânea”, que inclui mais de 2 mil peças.
“Eu me sinto mal em ter tudo isso em contêiners”, disse o artista sobre sua coleção, que contém cinco pinturas do falecido Francis Bacon: “Ele não fez muitos quadros e não fará mais nenhum”.
A galeria vai ocupar toda a Newport Street e incorporar a conversão do terraço de três edifícios existentes ladeados por dois novos prédios. Além disso, deve seguir os moldes da Saatchi Gallery, aberta em 1985 pelo colecionador de arte Charles Saatchi, para exibir seu acervo particular ao público.
Vale lembrar que Saatchi também patrocinou Hirst, que ficou conhecido pelo público em 1988 com a exposição Freeze, em que suas obras foram expostas ao lado das de outros estudantes da Goldsmiths College.
Hirst ainda será tema de uma retrospectiva na Tate Modern, com uma de suas obras mais famosas, For the Love of God (um crânio encrustado de diamantes estimado em 50 milhões de libras) estará em exibição na galeria Turbine Hall, de 4 de abril a 24 de junho