Foto: Reprodução/Instagram/@kendalljenner

Seja para colocar a leitura em dia, descobrir novos autores ou saber mais sobre personalidades do mundo pop, livros bons não devem faltar nos próximos meses – principalmente com o lançamento de grandes publicações já confirmadas para 2024.

Das memórias do apresentador de “RuPaul’s Drag Race” a um romance póstumo do premiado autor Gabriel García Márquez, os livros mais aguardados do ano contemplam todo tipo de leitor. Veja a lista e se programe para a ida à livraria mais próxima:

“Gilberto Braga: O Balzac da Globo”, Mauricio Stycer e Artur Xexéo

“Gilberto Braga: O Balzac da Globo”, de Mauricio Stycer e Artur Xexéo – Foto: Divulgação

Prato cheio para noveleiros, a biografia de Gilberto Braga se confunde com a história da televisão brasileira. A vida do autor de novelas que marcaram a teledramaturgia e a cultura nacional, como “Celebridade” e “Dancing Days”, é contada no livro, abordando desde a infância, na Barra da Tijuca, ao período como professor de francês e crítico de teatro, antes de ingressar no universo das telinhas.

O Balzac da Globo ― comparação justificada, por fazer da ambição e vingança os objetos centrais de suas obras ― revolucionou os folhetins e a audiência, trazendo temas importantes retratados de maneira inédita. A obra é fruto da pesquisa dos autores Mauricio Stycer e Artur Xexéo, e ganha as prateleiras ainda em janeiro.

“RuPaul: The House of Hidden Meaning”, RuPaul

Capa de “RuPaul: The House of Hidden Meanings”, biografia do artista – Foto: Divulgação

Apresentador, produtor e uma das drag queens mais famosa do mundo, RuPaul se consagrou como a pessoa negra mais premiada na história do Emmy e rosto de um programa que é fenômeno mundial, o “RuPaul’s Drag Race”. Com relatos da infância, da descoberta de sua sexualidade, amadurecimento, relacionamentos e identidade, “RuPaul: The House of Hidden Meaning” — ainda sem título em português — é uma obra reveladora e intimista do ícone do mundo pop que mudou a forma como o enxergamos a arte transformista.

A versão em português chega ao Brasil pela editora Intrínseca este ano, ainda sem mês definido. Já a versão em inglês será disponibilizada mundialmente no dia 5 de março.

“Fúrias: Histórias de Mulheres Perversas, Selvagens e Indomáveis”, Várias Autoras

Reunindo contos de 15 nomes de peso no feminismo contemporâneo, incluindo Ali Smith, Emma Donoghue e Margaret Atwood (autora de O Conto da Aia”), a coletânea apresenta reflexões sobre a mulher e o feminismo na contemporaneidade, questionando o modo como as mulheres são taxadas por seus posicionamentos. O lançamento do livro no Brasil, traduzido pela editora Rocco, está previsto para fevereiro.

“Spanish Fashion in the Age of Velázquez: A Tailor at the Court of Philip IV”, Amanda Wunder

“Spanish Fashion in the Age of Velázquez: A Tailor at the Court of Philip IV”, de Amanda Wunder – Foto: Divulgação

Um presente para os amantes de moda e história, a publicação repassa as criações e a importância histórica do alfaiate real Mateo Aguado, o estilista mais influente do mundo espanhol no século XVII. Suas criações barrocas desempenharam um papel crucial na política interna e internacional, ao moldar e estabelecer a imagem da corte durante o reinado de Filipe IV. Seu trabalho definiu o visual da Espanha da Idade de Ouro e é retratada em obras famosas do período. O livro está em pré-venda na Amazon, com publicação prevista para março e sem previsão de tradução ou publicação brasileira.

“Em Agosto Nos Vemos”, Gabriel García Márquez

Quase uma década após a partida do ganhador do Prêmio Nobel, Gabriel García Márquez, chega este ano às livrarias “Em Agosto nos Vemos”, primeiro livro póstumo do autor. Ambientado no Caribe, o romance se desenrola em torno de uma mulher casada, que conhece um novo amante em meio a visitas ao túmulo de sua mãe.  O romance promete ser repleto de circunstâncias absurdas e metáforas, pelas quais o colombiano percursor do realismo mágico é conhecido. A publicação, com lançamento previsto para março, chega ao Brasil pela Record, com tradução de Eric Nepomuneno.

“Tudo o que posso te contar”, Cecília Madonna Young

“Tudo o que Posso te Contar”, Cecília Madonna Young – Foto: Divulgação

O livro de estreia de Cecília Madonna Young traz uma reflexão divertida, ácida e sarcástica sobre os medos e anseios de uma geração, enquanto busca entender a si mesma nas páginas de “Tudo o que Posso te Contar”.

A publicação, quase como um diário, convida o leitor a mergulhar em seus pensamentos íntimos acerca de transtornos, como depressão e ansiedade, e reflexões sobre a vida, mas também momentos de êxtase em pequenas grandes alegrias, como encontrar sem querer seu ídolo e epifanias do cotidiano. Publicada pela editora Record, a obra chega às prateleiras nesta segunda-feira (15.01).

“Muse: Cicely Tyson and Me: A Relationship Forged in Fashion”, B Michael

“Muse: Cicely Tyson and Me: A Relationship Forged in Fashion”, de B Michael – Foto: Divulgação

Amizade, cumplicidade e moda estão no livro que conta a parceria de longa data de Cicely Tyson, atriz veterana de Hollywood, e o aclamado estilista B Michael. Durante os quase vinte anos em que passaram juntos, Michael e Cicely chocaram o mundo da moda, quebrando regras que limitavam o que uma mulher negra de certa idade deveria vestir.

Por meio dos looks, a dupla mostrou a personalidade e estilo impecáveis da atriz, em momentos glamorosos, como eventos na Casa Branca, entrevistas à Oprah e nas páginas de revistas, e nos red carpets mais importantes da indústria, incluindo Academy Awards e Emmy Awards. A publicação conta com a participação de personalidades como Lenny Kravitz e Valerie Simpson e já está em pré-venda na Amazon, com lançamento no final de janeiro.