Por Diogo Rufino Machado

A moda vem muito de cima para baixo. Do luxo, do glamour e da elite que ditam tendências. Mas de baixo para cima também se constrói muita história. Das ruas de São Paulo já vieram muitas tendências, desfiles foram construídos e marcas criadas.

Pensando nisso, a agência de comunicação Press Pass, em parceria com alguns nomes importantes da moda nacional, lançou recentemente um documentário contando todo o enredo da moda de rua nacional. Em parceria com a Fresh People, uma produtora de linguagens, construiu-se todo um panorama do passado, presente e futuro da moda de rua brasileira.

O documentário “De Rua” (assista acima), de aproximadamente 30 minutos, possui como cenário a capital paulistana e nele há contribuição de grandes nomes da cena do streetwear nacional, entre eles, Marco TwoThousand, fundador da Guadalupe Store; Pedro Andrade, da Piet; Bruno Luciano, criador do site Notthesamo; Marco Grilo, fotógrafo e diretor de arte; Pérsio Tagawa, CEO da Maze Shop; Rodolfo Tavares, produtor; e Augusto Mariotti.

É apenas o começo da catalogação de anos de construção de uma moda subjugada e mal entendida. Toda a edição completa poderá ser vista apenas em 2022 com a participação de muitos entrevistados, entre eles: João Gordo, do Ratos de Porão; Clemente Nascimento, do Inocentes; e Flávio Samello, fotógrafo e videomaker de skate, entre outros.