Foto: Wallace Domingues

Diane Lima lança o livro Negros na Piscina: arte contemporânea, curadoria e educação, uma publicação que documenta o momento histórico do debate racial na arte brasileira ao longo dos últimos dez anos. Organizado pela curadora, escritora e pesquisadora, a obra se dá a partir de contribuições ou aproximações acerca do pensamento curatorial. E conta com mais de trinta vozes que, ao unir teoria e prática, antecipam estratégias e narram os desafios de produzir cultura no País.

“Este lançamento reflete o momento-chave de reinvidicações em relação às ausências e presenças de artistas e curadores negros e indígenas nos espaços institucionais de arte. No entanto, a ‘piscina’ carrega múltiplos significados, o que faz com que a experiência no campo das artes possa ser ampliada para outras profissões e áreas do conhecimento”, resume. Para ela, a analogia com o título do livro representa: “a piscina-foto, a piscina-museu, a piscina-galeria, mas de modo mais alargado, é também a piscina-instituição, a piscina-mercado-de-trabalho, a piscina-livro, a piscina-escola, a piscina-faculdade, a piscina-piscina e todas as infinitas possibilidades ou impossibilidades de ser e estar no campo de disputa aqui representado por estas muitas piscinas”.

Diane conta que, além dessa contribuição para os profissionais da cultura, o livro é também fundamental, pois documenta um capítulo histórico da discussão sobre arte e racialidade no país. “E estou muito feliz de poder contar com a colaboração de tantos colegas brilhantes.” O livro é composto de textos inéditos, conversas, análises de práticas artísticas e projetos expositivos que, acompanhados de uma série de imagens, confrontam e interseccionam os discursos sobre raça, arte, educação e estrutura institucional. Com título inspirado em uma obra do artista Paulo Nazareth, Diane, em sua introdução, apresenta os múltiplos significados que “negros na piscina” produz, sentidos estes que, carregados de ironia, expõem as contradições e tensões que estão por trás de uma aparente representação festiva.

A publicação reúne as mais variadas estratégias de solidariedade, recusa, autodefesa e negociação, que vêm sendo construídas entre gerações quando ouvimos “negros na piscina”. O trabalho de Diane Lima como organizadora é, em grande parte, uma arqueologia profunda que reflete o momento-chave de reivindicações em relação às ausências e presenças de artistas e curadores negros e indígenas nos espaços institucionais de arte.

Livro já está à venda e foi publicado pela editora Fórforo (Foto: Divulgação)


Diane integrou a matéria das curadoras que estão mudando a cena do País, e Bazaar apresentou em setembro do ano passado. Ela também foi uma das curadoras da última Bienal de São Paulo, em 2023, ao lado de Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. Este ano, a exposição da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível começa a rodar o País como mostra itinerante e desembarca em Curitiba no próximo dia 12 de março, seguindo até 26 de maio.

Em parceria com o Museu Oscar Niemeyer, com a participação de dezesseis artistas: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, Amos Gitaï, Anna Boghiguian, Dayanita Singh, Geraldine Javier, Gabriel Gentil Tukano, Katherine Dunham, Luana Vitra, Maya Deren, Min Tanaka e François Pain, Morzaniel Ɨramari, Rosana Paulino, Sammy Baloji, Sonia Gomes, Tadáskía e Zumví Arquivo Afro Fotográfico.

Depois da Bienal e do lançamento do livro, Diane vive um “momento bonito de encerramento de um ciclo”. Em breve, poderá dar mais detalhes sobre o que virá à frente, mas depois de dez anos em São Paulo, ela está de mudança para Nova York. “Será minha nova base e, Salvador, o lugar onde sempre chamarei de casa. Tem muita coisa incrível acontecendo e viver esse momento é o meu grande projeto.”

Foto: Wallace Domingues


Ficha Técnica

Negros na piscina: arte contemporânea, curadoria e educação
Autor: vários autores
Organização e prefácio: Diane Lima
Capa: Namibia Chroma
Imagem de capa: Paulo Nazareth
Formato: 18 x 25 cm
Número de páginas: 336
ISBN: 978-65-84568-82-2
Preço: R$ 169,90
Data de livraria: 01/03/2024
Editora: Fósforo