Não é comum vermos cenas de Christian Dior – morto em 1957, apenas 10 anos após a criação de sua maison – nos bastidores de um desfile alta-costura.

É este filme raro, de apenas 14 minutos, que a Dior lança em abril de 2020, com legendas em português. Dirigido por Henri A. Lavorel em 1949, o filme “Haute Couture” exibe Wallis Simpson e outras mulheres elegantes da época em salões lotados de convidados para um dos tão aguardados desfiles do estilista, mas o filme abrange todo o processo de uma coleção.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Podemos acompanhar a criação dos croquis – que Christian Dior desenha no campo, pois a natureza sempre foi sua maior fonte de inspiração – e ver como eram os ateliês da maison, templo do trabalho habilidoso das ‘petites mains’, as costureiras que até hoje dominam o savoir-faire francês.

É possível vê-las trabalhando na toile (molde de algodão que dará lugar ao tecido definitivo do look) e conferir as provas de roupa das manequins, como eram chamadas as modelos na época.

Christian Dior está presente todo o tempo, interagindo, criando decotes e dando laços, escolhendo cintos e corrigindo cada detalhe. Assista acima!