Cate Blanchett em Carol - Foto: reprodução
Cate Blanchett em Carol – Foto: reprodução

por Luísa Graça

A premiação deste ano é marcada por atuações primorosas, disputa acirrada e mais uma indicação de Leonardo DiCaprio!

Melhor filme: Na disputa, destacam-se como possíveis vencedores Mad Max: Estrada da Fúria, jornada frenética, divertida e inteligente (e total girl power); o consistente drama investigativo Spotlight – Segredos Revelados, sem firulas e com um elenco afiado; O Regresso, drama trágico, com paisagens descomunais; A Grande Aposta, retrato espirituoso e ousado da sociedade americana; e o comovente conto de amor maternal O Quarto de Jack, o azarão.

Bazaar aposta: Spotlight – Segredos Revelados
Bazaar vota: O Regresso

Melhor direção: Apenas dois diretores venceram o prêmio por dois anos consecutivos: John Ford e Joseph L. Mankiewicz. É possível que Alejandro G. Iñárritu seja o terceiro. Grande vencedor de 2015 por Birdman, o mexicano cria em O Regresso um conto de sobrevivência e vingança ao narrar a trajetória de Hugh Glass (DiCaprio) no Oeste americano do século 19. Seus mais fortes concorrentes são George Miller e Tom McCarthy.

Bazaar aposta: Alejandro G. Iñárritu, O Regresso
Bazaar vota: George Miller, Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor ator: Após quatro indicações sem levar, é quase certo que este Oscar já tem o nome de Leonardo DiCaprio gravado nele. Em O Regresso, o ator luta com um urso pardo, come fígado de bisão cru, dorme dentro de um cavalo morto – e até atua. Competindo com ele, Michael Fassbender fazendo Steve Jobs; Matt Damon, como o carismático astronauta Perdido em Marte; Eddie Redmayne em outra atuação extrema; e Bryan Cranston, o comunista de Trumbo: Lista Negra.

Bazaar aposta: Leo DiCaprio
Bazaar vota: Leo DiCaprio

Melhor atriz: Brie Larson é novidade para muitos, mas não para quem a notou em Descompensada e Temporário 12. Em O Quarto de Jack, a atriz tem uma atuação poderosa como a garota sequestrada que pare e cria o filho em cativeiro. Na briga estão a veterana Charlotte Rampling, por 45 Anos; Cate Blanchett, formidável, por Carol; Jennifer Lawrence, com sua carismática Joy; e a ótima Saoirse Ronan, pelo belo romance Brooklin.

Bazaar aposta: Brie Larson
Bazaar vota: Brie Larson

Matt Damon, em Perdido em Marte - Foto: reprodução
Matt Damon, em Perdido em Marte – Foto: reprodução

Melhor ator e atriz coadjuvantes: Embora Rooney Mara, Kate Winslet, Jennifer Jason-Leigh e Rachel McAdams estejam ótimas em seus papéis, este é o ano de Alicia Vikander. Além de magnética em A Garota Dinamarquesa, fez Ex Machina (esnobado pelo Oscar). Sobre atores, Sylvester Stallone, por Creed, deve desbancar Mark Ruffalo, Tom Hardy, Christian Bale e Mark Rylance.

Bazaar aposta: Sylvester Stallone e Alicia Vikander
Bazaar vota: Tom Hardy e Alicia Vikander

Melhor figurino: A figurinista britânica Sandy Powell tem três prêmios Oscar em seu currículo, além de dez indicações. Neste ano, aumenta para 12, com Cinderela e Carol. Também na disputa, Paco Delgado e seu belíssimo figurino anos 20 para A Garota Dinamarquesa; Jacqueline West, cobrindo os personagens de O Regresso em pele de animais; e Jenny Beavan, autora dos looks pós-apocalípticos de Mad Max: Estrada da Fúria.

Bazaar aposta: Carol
Bazaar vota: Carol

O elenco de Spotlight – Segredos Revelados - Foto: reprodução
O elenco de Spotlight – Segredos Revelados – Foto: reprodução

Melhor cabelo e maquiagem: Cabelo raspado e graxa na testa. O look de Furiosa, heroína de Mad Max interpretada por Charlize Theron, é forte e simplista. Por se esmerar técnica e artisticamente nas caracterizações, o filme larga na frente. Os concorrentes são dois: O Regresso e o sueco The 100-Year-Old Man Who Climbed Out the Window and Disappeared.

Bazaar aposta: Mad Max: Estrada da Fúria
Bazaar vota: Mad Max: Estrada da Fúria