Emma Thompson é uma das atrizes mais versáteis da indústria cinematográficas e quem olha sua filmografia pode se surpreender com alguns personagens que ela fez. Depois de marcar os anos 1990 com diversas personagens em filmes de época, a atriz interpretou personas mais surreais em produções como a saga Harry Potter e o live-action de “A Bela e a Fera“.
Nesta quarta-feira (15.04), Emma Thompson está completando 61 anos e, para comemorar, relembre três vezes em que foi indicada ao Oscar de “Melhor Atriz”:
“Retorno a Howard’s End” (1992)
A primeira indicação ao Oscar de “Melhor Atriz” foi pelo filme “Retorno a Howard’s End”, que se passa em 1910 e conta a história de duas irmãs, Margaret (Emma) e Helen Schlegel (Helena Bonham Carter). Amigas de uma família conservadora e aristocrata, as irmãs acabam tendo suas histórias entrelaçadas ao cotidiano daquele lar, resultando em uma herança, um casamento e conflitos entre as duas famílias.
A interpretação da liberal e feminista Margaret rendeu a estatueta do Oscar à Emma Thompson, além de o filme ter ganho em outras duas categorias e nomeado a outras seis.
“Vestígios do Dia” (1993)
Em outra produção de época, Emma interpreta Sally Kenton, uma governanta que trabalhava em Darlington Hall, uma conhecida casa de campo. Depois de ter deixado o emprego há alguns anos, Sally recebe a visita de James Stevens (Anthony Hopkins), o mordomo-chefe da residência, que tenta convencer a governanta a voltar para Darlington que tem um novo dono.
“Razão e Sensibilidade” (1995)
Inspirada no romance de Jane Austen, Emma Thompsom foi responsável pelo roteiro do longa que conta a história de Elinor (Emma) e Marianne (Kate Winslet), duas irmãs em dificuldade financeira vivendo e procurando amor em uma sociedade obcecada pelo status social. A dupla se muda para o campo, onde encontram diferentes formas de amor.
Emma não levou a estatueta de “Melhor Atriz” para casa, mas seu trabalho de roteirista lhe rendeu o Oscar de “Melhor Roteiro Adaptado”.