Pierre Cardin - Foto: Divulgação
Pierre Cardin – Foto: Divulgação

Pierre Cardin, André Courrèges, Françoise Hardy, Niki de Saint Phalle e Pierre Paulin: os ícones da moda francesa dos anos 1960 serão lembrados em uma exposição no Grande Halle de la Villette, em Paris.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Baseado em uma exposição do Museu Victoria & Albert, em Londres, realizada em 2016, a nova mostra chega em Paris depois de paradas em Montreal, Milão, Bruxelas e Melbourne.

Além das exposições originais, concebidas por Geoffrey Marsh e Victoria Broackes, do departamento de teatro e performance de V&A, o evento se concentrará na cena francesa durante o período, que viu a revolta estudantil de maio de 1968 em Paris, em seções curadas por Justine Weulersse com cenografia de Stéphane Poli.

Françoise Hardy - Foto: Divulgação
Françoise Hardy – Foto: Divulgação

Programado para acontecer de 22 de abril a 23 de agosto, “Révolutions, 1966-1970, cinq années qui ont le monde” (“Revolutions, 1966-1970, cinco anos que mudaram o mundo”) terá mais 500 objetos e obras em exibição, além de 50 vídeos e 40 músicas.

O programa apresentará as fotografias de Jean-Marie Périer, que filmou pop stars como Hardy, Jacques Dutronc e Johnny Hallyday, ao lado de artistas como Yvaral, filho de Victor Vasarely, especializado em Op Art e arte cinética, e o artista performático Orlan, cujo corpo é uma parte central do seu trabalho.

André Courrèges - Foto: Divulgação
André Courrèges – Foto: Divulgação

Na frente de moda, a exposção examinará a influência de designers da Era Espacial, como Cardin, Courrèges e Paco Rabanne, bem como de suas colegas Sonia Rykiel e Emanuel Ungaro. Também exibirá clipes de filmes de cineastas da New Wave, como Jean-Luc Godard, Agnès Varda e François Truffaut.

Leia mais:
Galeria Houssein Jarouche prepara mostra coletiva “Girls On Pop”
Musée des Arts Décoratifs conta os 153 anos de história da Harper’s Bazaar
“Karl Lagerfeld in Berlin”: Hotel de Rome apresenta mostra de fotografias do kaiser