Praça Charles Muller, na capital paulista / Foto: Getty Images

Uma fotografia feita por Art Kane em 1958 — que ficou conhecida como Um Grande Dia no Harlem, deu origem ao documentário homônimo e acabou por celebrar a era dourada do jazz — inspirou escritoras brasileiras a se reunirem no domingo (12.06) para realizar uma fotografia em diferentes partes do Brasil (veja a lista). O objetivo é fazer um registro parcial da ocupação pelas mulheres do campo literário atual em celebração à Feira do Livro.

Na capital paulista, a iniciativa – que leva o nome de Um grande dia em São Paulo – acontece, às 11 horas, na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. “Nunca, no Brasil, tantas mulheres escreveram e publicaram livros. Estamos vivendo um momento histórico na nossa literatura, digno de registro. Daí a ideia de convidar todas as escritoras que estiverem em São Paulo no dia da Feira do Livro para posarem juntas, representando parte da força desse grande e diverso movimento”, afirma a escritora Giovana Madalosso, uma das participantes e colunista de Bazaar.

A foto terá mulheres que tenham publicado algum livro no Brasil, incluindo e-books digitais, plataformas de autopublicação e edições do autor. Podem ser livros de ficção e não ficção, de todos os gêneros literários, entre outros. Aceitam-se também textos, poemas, ensaios etc. publicados em antologias, coletâneas e revistas literárias. Mulheres estrangeiras que publicaram em português no Brasil também podem participar.

Segundo a organização, não serão considerados textos em blogs, redes sociais (inclusive Medium), jornais e revistas jornalísticas ou acadêmicas, traduções, dissertações e teses (que não foram transformadas em livro). As autoras devem chegar com uma hora de antecedência para cadastrar seu nome para a posterior divulgação. Também devem trazer uma capa do livro no formato impresso ou digital no celular, Kindle ou tablet, pois também será feita uma foto com todas exibindo suas obras. Para o slam, um vídeo com a recitação durante alguma competição pode ser mostrado por celular.

Foto: Art Kane/Namm.org

SERVIÇO
Fotografia “Um grande dia em São Paulo”
Domingo, 12 de junho, às 11h, na Escadaria Patrícia Galvão, no Pacaembu
Obs: Para organização, é necessário chegar com uma hora de antecedência.