Foto: reprodução
A turma da Factory – Foto: reprodução

Por Harper’s Bazaar Art

A MiCASA abre hoje (17.06) a exposição “Billy Name The Silver Age”, com fotos exclusivas da Factory de Andy Warhol, feitas pelo lendário fotógrafo, filmmaker e light designer Billy Name. As peças que foram serigrafadas na galeria de Houssein Jarouche, a Plataforma 91, mostram alguns clássicos de Warhol, como Velvet Underground, Baby Ruth e Brillo Box.

Billy Name foi o responsável por transformar o loft de Andy Warhol na icônica Factory que todos conhecem, coberta por folhas de alumínio e tinta prateada. Ele se mudou para o loft para executar o trabalho e acabou ficando por muitos anos depois. Ele, que foi também namorado de Warhol, se tornou seu principal arquiteto e decorador, bem como seu assistente, arquivista, gerente de estúdio, diretor de elenco e também fotógrafo.

Foto: reprodução
Andy Warhol – Foto: reprodução

Originalmente chamado William Linich, ele mudou seu nome para Billy Name em 1966 pois achou que soava mais como um personagem da Warhol Factory. Foi nessa época também que Andy comprou uma câmera de vídeo e resolveu fazer filmes passando para Billy a Pentax 35mm e o nomeado fotógrafo oficial da Factory. Anos mais tarde, no memoir POPism Andy Warhol afirmou que “as únicas coisas que chegaram perto de transmitir o visual e a atmosfera da Fábrica, além dos filmes que fizemos lá, são as fotografias do Billy.”

O mesmo prateado com o qual Billy decorou a Factory aparece aparece nas suas fotografias em preto e branco, uma espécie de qualidade reflexiva que estava presente em tudo que o light designer turned photographer fazia.

www.micasa.com.br