abre-exposicao-museu-frances-fashion-forward
Foto: reprodução

por Kênya Zanatta

Com 150 mil peças, o Museu das Artes Decorativas de Paris tem um dos maiores acervos de moda do mundo. São criações de alta-costura, silhuetas de prêt-à-porter que marcaram época, figurinos antigos, acessórios, chapéus, tecidos e sapatos. A essa vultosa coleção somam-se as peças de estilistas marcantes, como Elsa Schiaparelli e Cristóbal Balenciaga, além de croquis e fotografias de moda.

Com uma seleção de 300 itens desse rico arquivo, a exposição Fashion Forward leva os visitantes a uma viagem por três séculos de moda, de 1715 a 2016. A ambição do time de curadores da mostra foi simular o que seria um museu ideal dedicado ao tema, reunindo pela primeira vez um grande número de silhuetas citadas nos livros de referência – algo raro devido aos cuidados necessários para a conservação das peças. Além disso, a Fashion Forward se preocupa em reconstituir o contexto dos momentos-chave da evolução da moda através dos tempos, usando o acervo de móveis e objetos de decoração da instituição e retraçando as transformações do corpo e dos seus movimentos.

abre-exposicao-museu-frances-fashion-forward-2
Foto: reprodução

A direção artística é do coreógrafo britânico Christopher Wheeldon, que insuflou vida nas peças da exposição com a colaboração dos bailarinos da Ópera de Paris, que vestiram as roupas para mostrar a impressão que davam em movimento. O registro dessa ação, em foto e vídeo, será exibido na mostra. De 7 de abril a 14 de agosto.

:: lesartsdecoratifs.fr