Fashion filme: “Coringa” tem figurino assustador

Veja as escolhas do figurinista Mark Bridges

by Carol Hungria
Foto: Warner Bros

Foto: Warner Bros

“Coringa” é um filme que está dando o que falar. Dirigido por Todd Phillips, o longa-metragem é protagonizado com maestria por Joaquin Phoenix, na pele de Arthur Fleck. O personagem sofrido trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata – e assim começa a nascer um dos personagens mais famosos das histórias em quadrinho.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Warner Bros

Foto: Warner Bros

Quem assina o figurino é o expert Mark Bridges, que também criou looks para blockbusters como “Cinquenta Tons de Cinza” e “O Lado Bom da Vida”. Em 2018 ele ganhou o Oscar de melhor figurinista pelo filme “Trama Fantasma”, que se passa na década de 1950 e tem Daniel Day-Lewis interpretando um estilista da realeza e da elite britânica.

Foto: Warner Bros

Foto: Warner Bros

Arthur Fleck é um homem que se veste de forma simples e clássica. Ele usa camisas e, muitas vezes, aposta na terceira peça: o colete. Suas roupas puídas e sapatos desgastados deixam em evidência que ele não ganha muito dinheiro, mas se esforça para parecer um rapaz arrumado. Ele também não abre mão do cardigã para se aquecer nas noites frias de Gotham. O cabelo comprido, com franja, e levemente bagunçado traz o personagem ainda mais próximo da vida real.

Foto: Warner Bros

Foto: Warner Bros

Quando se veste de palhaço, ele usa look tradicional, com calçados gigantes, calça com patchwork, blazer xadrez e flor na lapela.

Foto: Warner Bros

Foto: Warner Bros

Mas quando ele se transforma do Coringa é que o figurino salta aos olhos, muito fiel ao original, com costume completo. A ousadia de Bridges está na cor: o personagem original gostava de roxo, e, neste filme, ele aposta no vermelho – tudo a ver com o banho de sangue que ele consegue promover.

Foto: Warner Bros

Foto: Warner Bros

Leia mais:
Fernanda Montenegro: os cinco personagens mais marcantes da atriz brasileira
“O Discurso do Rei” evidência o fardo e o glamour da monarquia britânica
“Lazarus”, musical concebido por David Bowie, ganha versão autoral de Felipe Hirsch
“Charada” é a ação fashionista de Audrey Hepburn
“Orlando”: fashion filme da semana é visionário e poderoso
“Pina”: doc é um espetáculo que enaltece a história de Pina Bausch
Sophia Loren: sete fotos icônicas da italiana na Harper’s Bazaar