
Moda não existe sem cultura ou arte. Filosofia, poesia e história também são itens fundamentais para o desenvolvimento da cultura de moda no dia a dia. “Identidade de Nós Mesmos”, dirigido por Wim Wenders em 1989, é o resumo dessa frase. O filme foi feito há quase 30 anos e continua mais atual do que nunca. O alemão acompanha o processo criativo do mestre Yohji Yamamoto e os dois discutem sobre a relação entre cidades, identidades e sobre o cinema na era digital.
O designer japonês aparece na maioria das vezes trabalhando em silêncio, e é perceptível a concentração do costureiro ao observar suas peças sendo construídas a partir da moulagem. Pensativo, Yamamoto tem o olhar distante enquanto reflete sobre as perguntas de Wim Wenders. Enquanto calmo, sua cabeça não para. E é interessante perceber como sua personalidade reflete em suas roupas.
O Fashion Filme da semana é papo-cabeça. É intenso. E é necessário para todo fashionista ver e entender as ideias trocadas pelo estilista japonês e pelo diretor alemão. A troca de informação entre os dois é rica em conhecimento e é fundamental todo jovem designer apreciar a obra.

Leia mais:
“Jeremy Scott: The People’s Designer” é o fashion filme da semana
Fashion Filme da semana: “A Single Man” é sobre o amor
“McQueen”: o fashion filme da semana fala sobre genialidade
“Iris”: o fashion filme da semana é sobre ser incrível em qualquer idade
“Gigolo Americano” revolucionou a alfaiataria dos anos 1980
“Dior e Eu”: o fashion film da semana é sobre superação
Fashion film da semana: “Yves Saint Laurent”
“Coco Antes de Chanel”: tudo sobre o fashion film da semana