Fernanda Montenegro - Foto: Bob Wolfenson
Fernanda Montenegro – Foto: Bob Wolfenson

Hoje é aniversário de Fernanda Montenegro, que comemora 89 anos. A dama da dramaturgia brasileira recentemente deu a entender que se despediu das telenovelas, no papel da enigmática Mercedes Alcântara, de “Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo. Mas ela continua ativa no cinema e tem três longas-metragens em produção (“Piedade”, “A Vida Invisível” e “O Juízo”), além de estar filmando a biografia da arquiteta modernista Lina Bo Bardi.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Para marcar a data, Bazaar lista 10 filmes que todo mundo precisa assistir para comemorar o aniversário da atriz. Veja do mais recente ao mais antigo:

2014 – “Rio, Eu te Amo”

"Rio, Eu Te Amo" - Foto: Reprodução/IMDB
“Rio, Eu Te Amo” – Foto: Reprodução/IMDB

Ótima pedida para quem gosta de curtas, o filme reúne 10 histórias de amor que se passam no Rio de Janeiro. Na trama, ela vive a personagem de Dona Fulana, uma moradora de rua que é amante do horto florestal do Rio de Janeiro que adora pão com mortadela e não vive sem a sua liberdade.

2013 – “O Tempo e o Vento”
Em umas das histórias mais contadas do Brasil, ela vive a personagem Bibiana Terra Cambará no drama sobre a ocupação das terras ao Sul do País escrita por Erico Veríssimo. Marjorie Estiano vive a heroína quando mais jovem.

2005 – “Casa de Areia”

"Casa de Areia" - Foto: Reprodução/IMDB
“Casa de Areia” – Foto: Reprodução/IMDB

O premiadíssimo filme do diretor Andrucha Waddington traz Fernanda contracenando com sua filha, Fernanda Torres. Elas vivem mãe e filha na trama, que mostra o cotidiano das duas tentando sobreviver no deserto do município de Santo Amaro, no Maranhão.

2004 – “O Outro Lado da Rua”

"O Outro Lado da Rua" - Foto: Reprodução/IMDB
“O Outro Lado da Rua” – Foto: Reprodução/IMDB

No clima de “Janela Indiscreta”, um dos filmes mais clássicos de Alfred Hitchcock, o filme conta a história de Regina, vivida por Fernanda, uma aposentada que vive bisbilhotando a vida dos vizinhos – até ver o Ministro da Justiça brasileiro cometer um assassinato.

2000 – “O Auto da Compadecida”

"O Auto da Compadecida" - Foto: Reprodução/IMDB
“O Auto da Compadecida” – Foto: Reprodução/IMDB

Uma das maiores bilheterias do cinema nacional e também muito premiado, o filme de Guel Arraes traz Fernanda no papel da própria Compadecida.

1998 – “Central do Brasil”

"Central do Brasil" - Foto: Reprodução/IMDB
“Central do Brasil” – Foto: Reprodução/IMDB

Filme de sucesso de Walter Salles, ele é protagonizado por Fernanda, que vive a escritora Isadora. Foi indicado em duas categorias do Oscar, incluindo o de melhor atriz para ela.

1985 – “A Hora da Estrela”
Neste longa-metragem de Suzana Amaral, ela dá vida à inesquecível Madame Carlota, que convence a protagonista, Macabea, de que ela vai conhecer um homem alto loiro e rico que vai tirá-la da pobreza.

1981 – “Eles não usam Black-Tie”

"Eles não Usam Black-Tie" - Foto: Reprodução/IMDB
“Eles não Usam Black-Tie” – Foto: Reprodução/IMDB

Em um dos filmes mais emblemáticos sobre o engajamento da classe trabalhadora do Brasil em uma época de repressão. Ela faz o papel de Romanda, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri, seu marido Otávio.

1978 – “Tudo Bem”

"Tudo Bem" - Foto: Reprodução/IMDB
“Tudo Bem” – Foto: Reprodução/IMDB

Não é só de drama que se faz uma carreira brilhante no cinema. Fernanda foi protagonista desta comédia de Arnaldo Jabour, que conta a história de uma reforma de apartamento de uma família de classe média que vira um inferno.

1965 – “A Falecida”

"A Falecida" - Foto: Reprodução/IMDB
“A Falecida” – Foto: Reprodução/IMDB

Baseado em história de sucesso de Nelson Rodrigues, ela vive Zulmira, uma mulher obcecada pela morte e que sonha em ter um enterro de primeira linha.

Leia mais:
Penny Marshall 75 anos: quatro filmes da diretora para rever
Fashion film da semana: “Yves Saint Laurent”
“Coco Antes de Chanel”: tudo sobre o fashion film da semana 
10 coisas que amamos do verão 2019 da Yves Saint Laurent