Desenho do artista Devendra Banhart - Foto: Devendra Banhart/Fondazione Prada
Desenho do artista Devendra Banhart – Foto: Devendra Banhart/Fondazione Prada

Engana-se quem acha que museu ainda é templo sagrado de silêncio e introspecção. Na Fondazione Prada, em Milão, toda família tem seu dia e espaço. Um desses exemplos é a Accademia dei Bambini, que acontece todos os sábados e domingos, quando ciclos de workshops são oferecidos aos pequenos em um ambiente exclusivo da Fundação.

A sala que abriga a Accademia é uma mágica a parte. Com o mesmo clima “cubo branco” de galerias e museus, as crianças passam o dia em um espaço que contém diversos brinquedos que mais parecem instalações artísticas. Todas as ações pedagógicas foram elaboradas pela neuropediatra Giannetta Ottilia Latis.

Accademia Dei Bambini - Foto: Delfino Sisto Legnani/Fondazione Prada
Accademia Dei Bambini – Foto: Delfino Sisto Legnani/Fondazione Prada

O projeto é coisa séria. Já foram ministrados cursos com artistas, curadores, pedagogos, cineastas, cientistas e muitos outros profissionais. O objetivo é estimular as crianças a explorarem o universo artístico e cultural. Agora, a partir de cinco de maio, é a vez do artista e músico Devendra Banhardt oferecer seu novo workshop.

Intitulado As Surpreendentes Aventuras de um Arqueologista Celestial, as crianças embarcam em uma espaçonave rumo a uma viagem interplanetária. Vão passar por estrelas, galáxias e escutar curiosas e divertidas histórias sobre o universo. Desembarcam em planetas desconhecidos e se deparam com criaturas das mais variadas. Tudo com tom muito lúdico, mas também incrivelmente didático. Cada pequeno pode explorar e criar seu próprio mundinho, com ajuda de Devendra, grande nome da arte contemporânea.

Accademia Dei Bambini - Foto: Delfino Sisto Legnani/Fondazione Prada
Accademia Dei Bambini – Foto: Delfino Sisto Legnani/Fondazione Prada

Se você está passeando por Milão com a família, já sabe: corre que as vagas são limitadas! A experiência é única.