Expo abre no dia 16 de julho, o Paço das Artes - Foto: divulgação
Expo abre no dia 16 de julho, o Paço das Artes – Foto: divulgação

Por Jeff Ares, do SiteRG

Para quem gosta das obras perturbadoras do britânico Francis Bacon (1909 – 1992), eis uma imperdível exposição: a partir de 16 de julho de 2014, o Paço das Artes, museu ali na Cidade Universitária (SP), apresenta Italian Drawings, reunião de 35 desenhos do artista, mantidos por seu último companheiro, o jornalista italiano Cristiano Lovatelli-Ravarino.

Os desenhos são controversos. Foram objeto de um longo julgamento que, por fim, atestou sua autenticidade. Mas dúvidas ainda pairam. Em matéria na Folha de São Paulo, o jornalista Silas Martí conta que “representantes do espólio afirmam que o artista ‘viajou pouco à Itália e não se tem conhecimento sobre desenhos que ele tenha feito no país'”. Os desenhos não são reconhecidos pelo Estate of Francis Bacon, fundação responsável por seu espólio.

A mostra reúne 35 desenhos do artista - Foto: divulgação
A mostra reúne 35 desenhos do artista – Foto: divulgação

Seja como for, os desenhos já foram exibidos em mostras na Itália, Argentina, Chile, Portugal, México, Alemanha, República Tcheca, Taiwan e Inglaterra. Agora o Paço das Artes, séria instituição da Secretaria de Estado da Cultura, os exibe, em parceria com a produtora Mega Cultural, com curadoria de Monika Burian e Serena Baccaglini. Para Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço, “é importante exibir esta série de desenhos de Francis Bacon pelo ineditismo das obras, por ser um tipo de produção artística que problematiza questões do mundo contemporâneo, e por apresentar um novo olhar à obra do artista.” A entrada é gratuita.

Italian Drawings – Francis Bacon @ Paço das Artes
De 16 de julho a 7 de setembro de 2014
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo, tel.: 0XX11 3814-4832
Terças a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 12h30 às 17h30