O museu Bourse de Commerce – Pinault Collection – Foto: Divulgação

Paris se prepara para reabrir seus museus nesta semana, depois de seis meses fechados por conta pandemia do coronavírus, e o empresário François Pinault tem mais motivos do que a maioria para comemorar.

O fundador do grupo Kering, que comanda marcas como Gucci, Saint Laurent e Bottega Veneta, apresenta ao mundo seu museu particular na capital francesa, que será inaugurado oficialmente no sábado (22.05), com obras da sua coleção.

“Durante anos desejei mostrar minha coleção em Paris, a cidade que amo. É por isso que a inauguração da Bourse de Commerce – Pinault Collection tem uma importância tão especial e simbólica para mim”, afirma Pinault em comunicado oficial.

O novo museu tem mais de 22 mil m² de espaço de exposição, incluindo o restaurante Halle aux grains, dirigido pelos premiados chefs Michel e Sébastien Bras.

Obra “Super Model (Female)”, de Kerry James Marshall – Foto: Divulgação

Para a mostra de abertura, intitulada “Ouverture”, François Pinault selecionou mais de 200 obras de 32 artistas contemporâneos. A exposição inclui 30 obras de David Hammons, bem como 10 pinturas de Kerry James Marshall, incluindo sua pintura de 1994 “Super Model (Female)”.

François Pinault – Foto: Divulgação

Por enquanto, a capacidade do museu está limitada a 500 pessoas, mas ele tem capacidade de receber 1,5 mil pessoas por vez. O empresário espera que o museu atraia entre 700 mil e 1 milhão de visitantes por ano.